Nampula (IKWELI) – Pelo menos 120 transportadores semicolectivos de passageiros, vulgarmente conhecidos por “chapa-100”, que operam na cidade de Pemba, retomaram actividades após 5 horas de paralisação, durante um confronto com um agente de trânsito, por este ter supostamente aplicado multas aos chapeiros.
O tumulto começou na madrugada de segunda-feira (20), em todos os troços da cidade de Pemba, por alegadamente o agente ser rigoroso em relação as regras de trânsito.
Falando ao Ikweli, o vereador do pelouro de Transportes e Comunicações do Conselho Municipal da cidade de Pemba, Edson Loureiro, disse que a situação foi relativamente grave nos troços Feira/Chuiba, Mucharra, Massi, Wilma, Wimbe, Emulação e outros pontos da cidade autárquica de Pemba.
“A causa principal foi um mau entendimento entre o agente da Polícia de Trânsito e os chapeiros, mas foi resolvido ontem mesmo, porque conseguimos conversar com eles, baixar os ânimos, porque eles pediam que só um Polícia Trânsito saísse da cidade de Pemba, porque é muito rigoroso com as suas atividades sobre as regras de trânsito. Como nós temos uma placa de proibição de paragens e estacionamentos, o agente estava a sancionar as pessoas por certas irregularidades, então eles não queriam que ele sancionasse e os transportadores acabaram começando a reivindicar.”
Ainda em entrevista ao Ikweli, a fonte fez saber que até na manhã de segunda-feira, houve a necessidade de se mobilizar agentes da polícia e fiscalização municipal com reforços da polícia de transito, em todos os pontos da cidade, com vista a manter a ordem e tranquilidade publica, também incluindo o encurtamento de rota, por parte dos transportadores de transporte semicolectivo de passageiro, que continua a ser desafiador para o governo municipal de Pemba. (Virgínia Emília)






