Nampula (IKWELI) – O governo da província de Nampula lançou, na tarde desta quarta-feira (15), um apelo à população do distrito de Muecate para a necessidade da lavagem correcta das mãos com vista a prevenção das doenças mais comuns, sobretudo de origem hídrica, que continuam sendo uma ameaça para a saúde pública.
Faquira Massalo, director provincial das Obras Públicas em Nampula, recordou, na ocasião, que o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, não pode ser apenas uma passagem de comemoração, mas também de reflexão sobre a prevenção das doenças de origem hídrica, concretamente a cólera, diarreias e outras não hídricas como a gripe e conjuntivite.
Igualmente, exortou a população, com maior destaque as crianças, mulheres grávidas e idosos, a fazerem a lavagem correcta das mãos, com água, cinza e sabão, com vista a prevenir-se de doenças.
“Para este ano o lema é: Seja um herói da lavagem das mãos”, disse, apelando o envolvimento de todos na conscientização da população na lavagem das mãos.
Baissamo Juaia, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), referiu, na ocasião, que “todos os anos, a 15 de Outubro, somos lembrados que a lavagem das mãos é um dos gestos mais eficazes para prevenir as doenças e salvar vidas.”
Ruquia Saíde, administradora do distrito de Muecate, salientou que “a celebração do Dia Mundial da Lavagem das Mãos é uma oportunidade fundamental para incentivar as pessoas a lavarem as mãos correctamente, em todos os momentos, como forma de evitar e reduzir as doenças em 40%.”
Enquanto isso, os líderes comunitários e a população garantem que seguirão as medidas de lavagem das mãos, com vista precaverem-se de doenças hídricas. (Virgínia Emília)