Nampula (IKWELI) – Um membro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), em Nampula, está detido acusado de roubar cabos elétricos estimados em 4 mil metros e avaliados em 2.300.000,00Mt (dois milhões e trezentos mil meticais).
A informação foi tornada pública na manhã desta quarta-feira (15), pela porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Enina Tsinine, que fez saber que o agente das FADM e também membro do conselho comunitário no bairro de Namicopo é indiciado pelo crime de roubo.
Por outro lado, a porta-voz do SERNIC assegurou que aquela quantidade de cabos eléctricos teve proveniência na província de Zambézia, concretamente no distrito de Milange e ia ser vendido no distrito de Moma.
“Os cabos elétricos teriam sido encontrados no posto comunitário de Namicopo e o responsável do mesmo posto é membro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique no activo na província de Maputo. Devido aos trabalhos de seguimento e investigação feitos pelo SERNIC, foi possível a detenção do cidadão que colaborava com uma parte dos trabalhadores da empresa EDM.”
Na mesma senda, o director da EDM em Nampula, Cristóvão Neves, confirmou que o material é pertença da empresa.
“Este material pertence a empresa EDM, decorre um trabalho para responsabilizar os indiciados porque a nossa missão é garantir a energia para todos.”
Cristóvão Neves afirma que o acto de roubo de cabos eléctricos não é um problema novo, mas no quer ao presente ano diz respeito este é o primeiro caso a ser registado que impacta negativamente na vida da população.
Enquanto isso, o militar supostamente ladrão, nega as acusações impostas e exige a sua libertação. (Nelsa Momade)