Nampula (IKWELI) – O município da cidade de Nampula dá mais um mês para que os transportadores inter-distritais e provinciais possam abandonar os parques não autorizados pela edilidade, o tempo servirá para mais consciencialização de modo a respeitarem a postura municipal, segundo avançou o vereador dos Transportes e Comunicação, Carlos Furumula.
Inicialmente, conforme o vereador, o mês de setembro tinha sido marcado para o fim dos parques ilegais. “Havíamos lançado uma campanha de sensibilização de quinze dias, de 10 à 25 de Setembro. Era o momento de sensibilização que nós estávamos a fazer a todos os transportadores que se faziam nos locais não autorizados, chamamos de parques clandestino os da zona do posto administrativo de Muatala, no cruzamento da clínica, entrada do mercado grossista do Waresta, entre outros pontos. Ainda estamos a sensibilizar para aderirem ao parque da Faina, porque tem capacidade para agregar aquelas viaturas, isso para evitar os acidentes, assim como o congestionamento,” disse o nosso entrevistado.
A fonte esclareceu que a retirada será feita por uma equipa conjunta composta pela “polícia municipal, Comando Provincial da PRM, Delegação Provincial do INATRO e Direcção Provincial dos Transportes e Comunicação. Estamos a sensibilizar nos postos de controlo para quando chegar a altura iremos cumprir aquilo que são os nossos deveres de retirar as viaturas e enquadra-las nos parques.”
Questionado sobre a insuficiência dos transportes para a zona do Lourenço que cria dificuldade aqueles munícipes, apesar de existir duas viaturas fazendo aquele trajecto, Furumula promete adquirir mais meios não só para aquela comunidade, mas também para outros pontos da cidade porque faz parte do manifesto.
“Nós temos um manifesto para adquirir cinquenta autocarros e em cada ano iremos adquirir dez viaturas. Neste momento temos aquisição de oito meios de transporte e não só, recuperamos mais oito autocarros da antiga edilidade [gestão] e no total contamos com dezasseis meios. Não é fácil atender toda cidade em ano e meio. Estamos a fazer um grande esforço para ver se fazemos mais aquisições de meios para poder dar mobilidade, transportar pessoas e bens na nossa cidade de Nampula,” realçou Furumula entrevistado pelo Ikweli. (Francisco Mário)