Nampula celebra Dia do Professor com revolta dos profissionais

Nampula (IKWELI) – As celebrações do Dia do Professor Moçambicano, assinaladas neste domingo (12), foram marcadas, na cidade de Nampula, por um clima de revolta e insatisfação por parte daqueles profissionais, que denunciaram cortes salariais injustificados, atrasos no pagamento dos ordenados e a falta de subsídios e condições dignas de trabalho.

A cerimónia oficial, realizada na Praça dos Heróis Moçambicanos, contou com uma fraca participação dos professores, facto que, segundo os próprios profissionais, simboliza o descontentamento generalizado que se vive no seio da classe.

“Os salários estão a sair com muito atraso e já não conseguimos fazer planos. Tivemos descontos sem qualquer justificação e nem sabemos de onde vêm. Muitos colegas não vieram porque a situação financeira está insustentável”, disse Nilza Miranda Sade, professora de Educação Física e Desporto na Escola Básica da Cerâmica.

A professora lamentou, ainda, a falta de motivação entre os profissionais da educação, sublinhando que, mesmo diante das dificuldades, “é preciso manter o compromisso com os alunos, que estão a abandonar o ensino público em busca de melhores condições nas escolas privadas”.

O Secretário Provincial da Organização Nacional dos Professores (ONP) em Nampula reforçou as críticas, apontando que as condições de trabalho e de assistência social destes profissionais continuam precárias.

“As questões que nos preocupam passam pelos cortes salariais, pela falta de assistência médica e medicamentosa, pelos atrasos nos subsídios de funeral e pelas más condições de trabalho. Este ano perdemos 109 colegas e temos 890 outros em situação vulnerável. O atendimento hospitalar é deficiente, embora os descontos nos salários sejam feitos todos os meses”, denunciou.

Governo promete resolver pendências

Em resposta, o governo provincial de Nampula reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos professores, garantindo que estão a decorrer diligências para regularizar os pagamentos das horas extraordinárias e dos subsídios de funeral.

“As horas extras estão a ser acauteladas em coordenação com o Ministério da Educação e o Ministério das Finanças. O processo de pagamento está a decorrer de forma faseada e neste momento estão a ser liquidadas dívidas referentes a 2023, seguindo-se depois as de 2024”, explicou o representante do governador da província.

O governo assegurou, ainda, que, só neste ano, foram pagos subsídios em cerca de 62 milhões de meticais, numa província que conta com mais de 33 mil docentes activos. Apesar disso, reconhece que persistem desafios de gestão financeira e de organização do sistema de pagamentos. 

Contudo, mesmo diante das dificuldades, há professores que mantêm viva a esperança e o compromisso com o ensino. “Apesar das dificuldades, tivemos um bom desempenho este ano. A educação está a melhorar em relação aos anos anteriores, tanto no ensino como na aprendizagem”, concluiu a professora Nilza.

Portanto, a celebração do Dia dos Professores, que deveria ser marcada por homenagens e reconhecimento, acabou por transformar-se num espelho das fragilidades do sistema educativo e num grito colectivo por respeito e valorização daqueles que formam as futuras gerações do país. (Isidora Fernando)

Hot this week

Há deslocados que não sabem o paradeiro dos seus familiares há mais de duas semanas

Nampula (IKWELI) – Algumas das mais de 70 mil...

Dom Inácio Saure diz ser hora de as autoridades políticas procurarem soluções para o fim da guerra no norte do país

Nampula (IKWELI) – O Missionário da Consolata, Arcebispo da...

Arcebispo de Nampula abençoa jovens católicos que vão a JNJ em Maputo

Nampula (IKWELI) – O Arcebispo de Nampula e presidente...

Homens andam a “fugir” exame da próstata em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN)...

Sociedade civil denuncia exclusão na liderança de Giquira

Nampula (IKWELI) – A sociedade civil na cidade de...

Topics

Arcebispo de Nampula abençoa jovens católicos que vão a JNJ em Maputo

Nampula (IKWELI) – O Arcebispo de Nampula e presidente...

Homens andam a “fugir” exame da próstata em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN)...

Sociedade civil denuncia exclusão na liderança de Giquira

Nampula (IKWELI) – A sociedade civil na cidade de...

Moçambique continua a apostar na inclusão da mulher na defesa nacional 

Maputo (IKWELI) – Para fortalecer a segurança nacional e...

Governador de Nampula “consegue” água potável para deslocados em Alua

Nampula (IKWELI) – Os deslocados pelo terrorismo em Memba,...

Esposa do governador de Nampula lidera luta contra VBG na província

Nampula (IKWELI) – A esposa do governador de Nampula,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img