Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN), maior centro hospitalar da região norte do país, vai submeter mais de 200 pessoas vivendo com albinismo a cirurgias gratuitas, no âmbito da segunda campanha de operação de cancro da pele.
De acordo com Marcelo Jaime Banquimane, dermatologista do HCN, o número de beneficiários é reduzido devido à falta de transporte que deveria levar os pacientes dos distritos ao Hospital Central. Ainda assim, o médico garantiu que as condições estão criadas para o arranque da campanha cirúrgica.
Banquimane sublinhou ainda que a campanha de rastreio de doenças de pele em pessoas vivendo com albinismo deverá decorrer de 13 a 17 de outubro, com o apoio de uma ONG espanhola.
“A primeira campanha foi uma fase inicial, com poucos médicos. Desta vez, vamos receber cinco dermatologistas e dois cirurgiões maxilofaciais. Isso permitirá aumentar o número de pacientes observados e operados. Prevemos rastrear cerca de 200 pessoas, entre as quais algumas com cancro de pele que serão tratadas com diferentes métodos, desde cirurgias até crioterapia, usada em lesões pré-malignas que têm tendência a evoluir para cancro,” explicou o médico.
O dermatologista assegurou também que, durante a campanha, haverá distribuição gratuita de cremes protetores solares para pessoas vivendo com albinismo. “A ideia é informar e dar a conhecer à comunidade de Nampula, e não só, que podem dirigir-se à área de Dermatologia do HCN para obter mais informações sobre esta campanha gratuita,” destacou.
Segundo dados partilhados pelo especialista, na campanha anterior foram rastreados cerca de 160 pacientes, dos quais 50 foram operados com diagnóstico confirmado de cancro de pele. “Na primeira fase tivemos apenas dois dermatologistas da associação África Directo, mas desta vez o número subiu para cinco, além de dois médicos maxilofaciais,” concluiu. (Malito João)