Nampula (IKWELI) – A editora moçambicana Ethale Publishing manifesta a sua profunda preocupação com a detenção da escritora Zukiswa Wanner, autora de As Madames (Ethale Publishing & Cacimbo, 2023).
Wanner é uma das personalidades que integrava uma flotilha humanitária com destino a Gaza, que foi interceptada e colocada sob custódia pelas autoridades israelitas.
Nascida na Zâmbia em 1976, filha de pais sul-africanos exilados e ativistas antiapartheid, Zukiswa Wanner cresceu em meio à luta por justiça social e estabeleceu fortes laços com ativistas palestinianos. A autora tem sido reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho literário e pelo seu engajamento na defesa dos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação, destacando-se como uma das vozes mais influentes do continente africano.
Segundo sabe o Ikweli da Ethale Publishing, em 2023, Wanner esteve em Maputo no âmbito do lançamento do seu livro As Madames, ocasião em que realizou uma Masterclass na Universidade Eduardo Mondlane, uma apresentação teatral e encontros com leitores e escritores moçambicanos. A editora destacou ainda o papel da autora na promoção de debates sobre cultura, literatura e transformação social em África.No comunicado assinado por Jessemusse Cacinda, a editora apela às autoridades sul-africanas, país de origem da escritora, e às instituições internacionais que intervenham pela sua libertação e dos restantes ativistas detidos, entre os quais o sul-africano Nkosi Zwelivilile Mandela e outros de diversas nacionalidades. (Malito João)