Nampula (IKWELI) – Os alunos do curso nocturno da escola secundária de Napipine, nos arredores da cidade de Nampula, queixam-se de não estar a receber aulas com regularidade, situação que os deixa agastados ao mesmo tempo que admitem dificuldades no processo de assimilação das matérias.
“Nós alunos do curso nocturno dessa escola estamos a ter dificuldades de aprender, porque muitos professores aparecem para deixar brochuras. É normal um professor deixar uma brochura de 70 páginas a 100 páginas, sair e aparecer um dia para explicar. Quando decidem aparecer, é um dia, parecem que fazem escala para darem aulas. Quando é um feriado os dias que se seguem são de relaxo,” denunciou Amílcar Jacinto (nome fictício).
“Quando chega o momento de realizar provas fica difícil fazer com sucesso por conta disso, a pessoa parece que não estuda porque as aulas muitas vezes são em forma de brochuras e as pessoas que não conseguem ter dinheiro para copiar ficam sem perceber”, disse outro estudante do curso nocturno que decidimos apelidar por João Anastácio.
Contactada a direcção da escola para se posicionar acerca do assunto, esta disse que a alegacão dos alunos não constituí verdade. “Não temos dificuldade de aulas do curso nocturno, as aulas estão a decorrer normalmente. Não há nenhum problema em relação as aulas do curso nocturno”, afirmaram sem mais comentários. (Francisco Mário)