Nampula (IKWELI) – Finalmente, a cidade de Nampula, conhecida como a capital do norte, vai ter uma Praça do Metical, com efeito, nesta quinta-feira (18), a edilidade local assinou um memorando de entendimento com o Banco de Moçambique para a materialização da iniciativa.
A infra-estrutura, de elevado marco arquitetónico e cultural, será erguida, ainda no corrente ano, no Jardim Parque, no centro da capital da província mais populosa do país.
O documento de compromisso foi assinado entre o autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, e o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.
“A construção da Praça do Metical, significará uma lembrança para que as actuais gerações conheçam e preservem os símbolos da nossa história e da nossa identidade nacional, para as futuras gerações”, realçou Giquira.
O projecto tem como propósito a valorização da identidade nacional, a promoção do convívio social e a criação de um espaço público moderno e multifuncional, com destaque para elementos que retratam a história e a importância da nossa moeda, o Metical, enquanto símbolo da soberania económica de Moçambique.
Zandamela disse, na ocasião, que a Praça do Metical será, não apenas um espaço de celebração da moeda nacional, mas também um contributo para a preservação da memória colectiva e para o fortalecimento do orgulho patriótico.
“O acto que testemunhamos simboliza um comprometimento institucional e a determinação partilhada de revitalizar o espaço urbano, integrando princípios de inclusão, sustentabilidade e resiliência face aos crescentes desafios da urbanização e das alterações climáticas”, disse Zandamela.
Este acto memorável, consolida a parceria entre o Conselho Municipal da Cidade de Nampula e o Banco de Moçambique que se pretende venha a traduzir numa Praça viva, onde o Metical floresça, de forma inclusiva, no coração de cada Munícipe de Nampula. (Redação)






