Corredor Logístico de Maputo com novo Terminal de Mercadorias

Maputo (IKWELI) – O Corredor Logístico de (CLM) conta com uma nova terminal de mercadorias, a qual recebeu, recentemente, o ministro moçambicano dos Transportes e Logística, João Matlombe.

Trata-se de uma infra-estrutura que vai descongestionar o manuseamento de carga entre o Porto de Maputo e a fronteira de Ressano Garcia, e congrega serviços do Estado atinentes ao desalfandegamento de mercadorias para importação, exportação, trânsito e cabotagem.
Na ocasião, Matlombe destacou a importância da infra-estrutura que irá garantir o trânsito de mercadorias não só em Maputo, mas também em toda a região sul.
“Aqui, nós temos uma infra-estrutura que nos acompanha com um conjunto de serviços integrados aduaneiros e a própria entidade gestora que facilita o acesso à tramitação da logística dos produtos para exportação.”
Durante a visita, Matlombe prometeu reabilitar a Estrada Nacional Número 2 (EN2), uma via essencial para o transporte rodoviário de mercadorias usando as fronteiras de Goba e Namaacha, na província de Maputo.
De acordo com o ministro, ainda este ano vai ser lançado o concurso público para a concessão da EN2, reconhecendo que a actual condição da estrada não é adequada para o tráfego intenso de camiões.
“Houve uma intervenção de manutenção da estrada EN2, que no está em condições para comportar o tráfego de camiões, mas nós já temos dentro do programa uma previsão do lançamento do concurso para fazer a concessão da EN2 ainda este ano,” acrescentou.
Por sua vez, o Presidente do Conselho Directivo do Corredor Logístico de Maputo (CLM), Clávio Macuácua, reiterou o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico nacional, promovendo um sistema logístico mais eficiente e acessível, sobretudo para baixar o custo de vida.
“Nós, como CLM, acreditamos que é um novo começo para a dinamização dos corredores e trazemos um valor adicional que terá como consequência um baixo custo de vida para as populações, porque temos agora as fronteiras de Goba e Namaacha que vão começar a desembaraçar mercadorias aqui.”
Importa referir que a CLM em parceria com a Agility investiram cerca de 45 milhões de dólares para a construção das instalações de grande envergadura na província de Maputo, com objectivo de manuseamento e logística de carga, e desembaraço aduaneiro de mercadorias na exportação, importação, do trânsito e cabotagem. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Tio Salim visita seus “sobrinhos” na principal zona de comércio informal da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Violação de regras em Nampula: Obras da edilidade sem placas de identificação

Nampula (IKWELI) – É de praz, nos últimos tempos,...

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Topics

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa...

Malária fez mais de 50 óbitos no primeiro trimestre em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o primeiro trimestre do corrente ano, a malaria...

Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) - O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img