Malema (IKWELI) – A empresa Vanil Construções estragou a tarde do governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, nesta terça-feira (16), tudo por conta do abandono das obras de construção do centro de saúde de Nipacue, no distrito de Malema.
Segundo sabe o Ikweli, a unidade sanitária esta projectada para beneficiar mais de 7.200 habitantes de Nipacue, mais da metade sendo mulheres, mas a Vanil Construções que recebeu mais de 23 milhões de meticais do Orçamento do Estado quase nada fez. A construtora recebeu, no acto da adjudicação 100% do valor da obra (16.5 milhões de meticais), ainda que as regras ditem o contrário e a seguir, em adenda, foi-lhe pago mais de 6 milhões de meticais.
Uma denúncia anônima fez chegar o caso ao governador de Nampula, por isso teve de ir ver in-loco a situação. Ficou triste com o que viu, como também revoltado.
Abdula prometeu encontrar solução para a situação. “Se não começar a obra esse ano, pelo menos próximo ano começar. Prometo, a partir de amanhã [quarta-feira, 17] sentar com Juiz e procurador, meu assunto vai ser esse centro de saúde,” disse o governador à população de Nipacue, localidade que pertence ao posto administrativo de Chuhulo.
Enquanto isso, o governador referiu que “vamos mandar uma equipa das obras públicas, acompanhada com uma equipada técnica da direção provincial da Saúde, para fazer levantamento e ver daqui o que falta para terminar e se formos autorizados por outras entidades avançarmos com a solução.
Vamos entrar numa época de chuvas e será importante termos esse centro funcional.
Esta situação é desgastante. Vamos convidar ao empreiteiro para ouvir o que aconteceu e que saídas podemos ter.” (Redação)






