Maputo (IKWELI) – O Alto Comissário do Canadá para a República de Moçambique, Anderson Blanc, apresentou as suas Cartas Credenciais a ao Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, durante uma cerimónia realizada no dia 11 de Setembro de 2025, no Palácio Presidencial, em Maputo.
Este acto oficial marca o início do mandato do Alto Comissário Blanc como o mais alto representante diplomático do Canadá em Moçambique, tendo expressado a sua profunda honra em assumir esta função e reafirmou o compromisso do Canadá em fortalecer a amizade e cooperação duradouras entre os dois países.
Durante o encontro, ambas as partes destacaram a importância da colaboração e parceria contínuas em prol da prosperidade e segurança compartilhadas, em consonância com o Plano Quinquenal de Desenvolvimento de Moçambique e com a nova Estratégia do Canadá para África. O Alto Comissário enfatizou o apoio do Canadá à melhoria do ambiente de investimento, à cooperação econômica e aos investimentos estratégicos em assistência ao desenvolvimento. Manifestou ainda uma ambição particular de expandir o comércio e o investimento bilateral, especialmente em sectores onde a experiência do Canadá pode contribuir para os objetivos de desenvolvimento de Moçambique.
E o Presidente Chapo deu as boas-vindas ao Alto Comissário e expressou apreço pela parceria sólida e continua do Canadá, bem como pelo apoio em áreas que contribuem para o bem-estar dos cidadãos moçambicanos.
“É um privilégio representar o Canadá em Moçambique, um país com o qual partilhamos laços profundos e valores comuns. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com o Governo de Moçambique e com os nossos parceiros para promover prioridades compartilhadas e construir um futuro próspero, inclusivo e sustentável para os nossos povos,” disse Anderson Blanc, Alto Comissário do Canadá para Moçambique
O Alto Comissário também destacou a importância de 2025 como o ano que assinala os 50 anos de relações diplomáticas entre o Canadá e Moçambique — um marco que reflete a robustez da parceria bilateral. (Redação)






