Nampula: Edilidade local vai desmantelar parques clandestinos de transportes

Nampula (IKWELI) – A edilidade da cidade de Nampula, principal autarquia do norte de Moçambique, através do pelouro de Transportes e Comunicação, diz estar preocupada com a existência de parques de transportes de carga e descarga, que funcionam de forma clandestina ao longo da urbe.

Para combater o problema, tido como um factor que coloca em risco a vida de vários utentes da via e a livre circulação de pessoas e bens, o vereador do pelouro de transportes e Comunicação do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Carlos Furumula, garantiu nesta terça-feira (9), desmantelar todos os parques clandestinos. 

“Vamos fazer uma campanha de desmantelamento de parques clandestinos, que vai iniciar no dia 10 de Setembro até 25 do mesmo mês, portanto, num período de 15 dias, as nossas equipas instruídas por técnico de fiscalização rodoviária em coordenação com a polícia municipal e da PRM [Polícia da República de Moçambique], porque sabemos que há uma renitência por parte dos nossos automobilistas que se fazem nesses parques clandestinos, pois o Município, irá começar com retirada compulsiva e tomada de medidas previstas.”

Devido a existência de parques clandestinos, Furumula revela que o município tem somado perdas avultadas. “Já existem três parques municipais, um deles vamos entregar até o final deste mês de setembro com a capacidade de 200 viaturas e 16 casas de banho, então está previsto que até o final deste ano termos três parques municipais, ainda não sabemos o orçamento desses parques, mas as condições estão a ser criadas, uma vez que os automobilistas de carga, na sua maioria, estavam no parque municipal, mas estes fugiram, porque não querem pagar taxas, uma vez que nós tínhamos uma receita semanal do parque da Faina de 20.000,00Mt (vinte mil meticais) e baixamos para 6.000,00Mt (seis mil meticais), perdemos uma média de 15.000,00Mt (quinze mil meticais).”

“Este fenômeno nos preocupa porque já se arrasta nos últimos 10 anos, temos acompanhado muitos acidentes de viação e congestionamento na zona da faina e Subestação devido aos parques clandestinos, carregando os munícipes na berma da estrada,” declarou ainda a fonte. 

O posicionamento dos transportadores

E os transportadores interdistritais sentem-se indignados com a postura da vereação de Transporte e Comunicações, sobre o desmantelamento de parques clandestinos.

Estes dizem que o município não deve apenas emitir um ultimado sem falar com transportadores de forma atempada e que também devia, primeiro, criar condições para que possam sair das vias púbicas.

Domingos Eugénio, transportador interdistrital na rota cidade de Nampula/Nacala, disse ao Ikweli que “é a primeira vez que vejo este comunicado. Carregamos nas vias públicas sim, mas o que o município devia fazer era nos direcionar a um parque em condições. Nós que carregamos aqui nos Caminhos de Ferro de Moçambique, mesmo os colegas que trabalham na Total não conhecemos o nosso Parque. Deveriam nos reunir, dai fazerem esta exortação.” 

Amílcar João (nome fictício), que ficou surpreso quando confrontado com o documento do município, disse que “este comunicado estou a ver agora, tinham que dar a informação, pelo menos, há um mês e depois começarem a dar prazos. Dizem para irmos carregar no Parque, mas que parque? Porque não nos falaram onde fica esse parque. Esses querem confusão connosco. Devem falar onde cada rota deve estar a carregar.”

O problema de carregamento, parqueamento nas vias públicas, passeios e outros espaços não autorizados vem sem arrastando há bastante tempo a nível da cidade de Nampula e até agora continua a ser um bicho-de-sete-cabeças. (Francisco Mário e Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img