Nampula (IKWELI) – Faz cerca de 7 meses que a população de Nampula não reclama proximidade e diálogo com um governador. Eduardo Mariamo Abdula, que se destaca por ser tio Salim, é o homem que quebrou paradigmas e tabus e tornou-se em um dirigente acessível, amigos de todos e promotor de diálogos.
De 25 a 31 do corrente mês, Abdula liderou uma equipa, maioritariamente jovem, que levou a Feira Internacional de Maputo (FACIM 2025) que se realizou em Ricatla, no município da vila de Marracuene, as potencialidades e oportunidades para investimentos na província.
Da exibição da província, valeram dois prémios, dos maiores, para aquele tipo de evento. Nampula sagrou-se vencedor nas categorias de “Província Revelação” e “Melhor Província Expositora”.
Sabendo dos prémios, a população da província decidiu receber em melhor ao seu governador e, na manha desta quarta-feira (3), foram ao aeroporto de Nampula para o efeito.
Com tio Salim, mais de 20 mil pessoas marcham, na designada “Marcha da Alegria”, do recinto do aeroporto até a faixada frontal do edifício onde funciona o gabinete do governador.
Há 11 anos, segundo Jeremias Muapaz, director provincial da Indústria e Comércio, que Nampula não se destacava como tal na FACIM.
Dentro os que foram ao aeroporto, destacaram-se figuras de diversos ideias, desde políticos à defensores de direitos humanos e activistas sociais.
O defensor de direitos humanos, internacionalmente galardoada, Gamito dos Santos, esteve no aeroporto, marchou lado-a-lado com o governador e enalteceu a abertura dele, que considera a primeira maioria abertura de um dirigente a críticos do sistema.
Jota Pachoneia, outro activista social, também esteve a marchar com tio Salim, transmitiu ao vivo o evento nas suas plataformas digitais.
“Não poderia chegar e esconder a nossa alegria, tinha que partilhar com todos amigos e a população da província que aqui estava à espera, porque também o troféu é deles,” disse Abdula durante a caminhada, prosseguindo que “tenho dito sempre que nós somos capazes, Nampula é capaz, Nampula pode fazer, Nampula pode vencer. Estamos sim a trazer dois dos maiores prémios que existem, mas na verdade Nampula arrecadou 5 prémios, dois institucionais e três de empresas. Portanto, isso é uma honra para nós e significa muito para a província de Nampula.”
Abdula avançou que “a partir do momento em que recebemos os prémios, eu anunciei que a nossa responsabilidade acresce. Não basta só o prémio de vidro, temos de começar a ver dinheiro no bolso, comida nas casas e nos pratos das famílias, este prémio tem que significar uma responsabilidade acrescida para começarmos a trabalhar com seriedade, transparência e inclusão. Estaremos todos juntos para desenvolver a nossa província.” (Malito João)