Nampula (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de Nampula vai construir, nos próximos tempos, sanitários públicos no prolongamento da Avenida Eduardo Mondlane, zona mais conhecida por “no Mussulo”, para eliminar a prática de urinar nas paredes dos edifícios circunvizinhos bem como nas acácias, um atentado a saúde pública.
Mussulo é uma área comercial, sobretudo de venda de bebidas alcoólicas. Nos últimos tempos, a zona de Mussulo é que está a “bater”, ao nível da cidade de Nampula, principalmente aos fins de semanas e em datas festivos.
Grupos de amigos encontram no Mussulo um lugar apropriado para a troca de copos, mas porque o consumo de álcool, de maneira excessiva, exige urinar com frequência, o problema maior é a falta de sanitários nas imediações dos bares, obrigando os utentes a aliviar as necessidades recorrendo aos obstáculos ali existentes.
É um procedimento não digno, por isso para dar dignidade às pessoas que ali frequentam, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Luís Giquira anunciou a intensão do seu governo de construir sanitários públicos no local.
Esta boa nova para os que recorrem e bebem no Mussulo, foi anunciada recentemente pelo próprio autarca, quando da sua visita ao local.

“Nós sabemos que durante fim-de-semana aquele sítio é de recreação, é um sítio em que convivem muitos munícipes, muita gente. Então, no lugar de nós matarmos o negócio, nós vamos criar condições para regular aquele negócio, e regular uma das condições que queremos é criarmos sanitários públicos próprios para o espaço”, disse Luís Giquira.
“O que acontece é que as pessoas, infelizmente, bebem no espaço e urinam em qualquer lugar, e isso para nós não está a ser muito bom, não é bom para as nossas árvores, está a matar. Por isso, nós vamos criar condições de termos casas de banho para aquele espaço e para melhorarmos o comércio e as pessoas sentirem-se mais confortáveis naquele espaço”, sublinhou o autarca de Nampula.
A medida de Luís Giquira é dita como acertada por parte dos utentes da zona, os quais acreditam que caso seja colocada em prática vai ser benéfico para os munícipes, não só os bêbados.
“É isso que todas as pessoas querem, se construir essas casas de banho vai ajudar muito, para as pessoas deixarem de fazer xixi nas acácias e nos muros. Esses sanitários não vão beneficiar somente as pessoas que bebem no Mussulo, é para todos que têm passado mal por falta de lugares para fazerem xixi”, entende Edson Manuel, munícipe de Nampula.
“Essa ideia não pode ser apenas para onde se bebe, o normal seria colocar sanitários públicos em todas avenidas e ruas, porque as pessoas passam mal quando ficam apertadas. Nem todos se sentem bem a urinar a céu aberto, tem gente que se respeita, mas por não ter como, acabam caindo nessa e recorrem as árvores. No Mussulo, sim, deve construir, mas deve pensar também em outras zonas da cidade, já imaginou a pessoa ficar apertada aqui na cidade e ter que correr para os bairros para urinar ou mesmo as necessidades maiores, não é fácil isso”, entende Armandinho Sapatinha, também morador em Nampula.
Para Ângelo Raisse, “não pode ser apenas uma promessa, deve construir essas casas de banho porque é uma forma de valorizar aquelas pessoas que votaram nele. Na verdade, não é bom que as pessoas urinem em qualquer lugar, isso afecta o próprio meio ambiente. Eu dou nota positiva a essa ideia do município, mas deve cumprir, não é falar atoa, porque este não é o tempo para isso”, sublinhou a fonte. (Constantino Henriques)