Nampula (IKWELI) – Arranca no próximo dia 9 de Agosto do ano em curso, a segunda fase do campeonato provincial de futebol de Nampula, o Nampulense da presente temporada futebolística, e o jogo de cartaz coloca frente-a-frente as equipas do Sporting de Monapo e de Nampula.
Nesta fase, por sinal a última, fazem parte quatro equipas, o primeiro e segundo classificado das séries A e B do Nampulense, nomeadamente, Sporting de Monapo e Eráti Futebol clube, campeão e vice-campeão da série A, e Sporting de Angoche e Sporting de Nampula, campeão e vice-campeão da serie B, respectivamente. Portanto, para além da partida entre os leões, o Eráti Futebol Clube trava duelo com o Sporting de Angoche.
Trata-se de uma fase em que será conhecido o campeão provincial desta edição, bem como o vice e o terceiro classificado, para as questões de premiação. Igualmente, serão conhecidas as duas equipas (a primeira e segunda classificada) que vão representar a província de Nampula na poule regional norte de apuramento ao Moçambola do próximo ano.
Depois do sorteio realizado nesta terça-feira (29), os representantes das equipas disseram que as suas colectividades estão preparadas para que esta fase seja um sucesso, e garantir uma vaga para o regional norte de apuramento para a mais importante prova do futebol nacional, o Moçambola do próximo ano. Aliás, das quatro equipas, apenas o Eráti Futebol Clube é que nunca disputou uma poule regional. Por outro lado, o Sporting de Nampula é o único conjunto que competiu no Moçambola.
“De facto, a gente tem como expectativa ganhar o jogo em Monapo. Nós respeitamos bastante o adversário, é uma equipa muito coesa, compacta, com um trabalho que vem fazendo. Será um jogo muito difícil, mas nós acreditamos no nosso potencial. Vamos lá para começarmos bem esta segunda fase e começar bem para nós passa necessariamente em ganhar o jogo. Três pontos logo no início é uma valia extremamente grande,” disse o representante do Sporting de Nampula.
Para Rassul, dirigente do Eráti Futebol Clube, “aqui estão as melhores equipas de Nampula, então, todos os jogos são decisivos, são finais. Os adversários são iguais, todos são bons. O que é necessário é trabalho. Se apuraram quatro equipas significa que são as melhores da província. Então, é encarar todos os jogos da mesma maneira para trazer bons resultados ao Eráti Futebol Clube.”
Santos Pereira, vice-presidente para alta competição na Associação Provincial de Futebol de Nampula (APFN), descreveu o ambiente harmonioso com que decorreu o sorteio. Por outro lado, disse acreditar que Nampula possa encontrar e entregar os seus representantes à Federação Moçambicana de Futebol, dentro do prazo estabelecido, para disputarem a fase de apuramento ao Moçambola do próximo ano.
“O arranque é dia 9 de Agosto com a previsão do término no dia 14 de Setembro e no dia 20 do mesmo mês vamos fazer a entrega à Federação Moçambicana de Futebol para poderem participar na fase de apuramento para o Moçambola,” referiu Santos Pereira.
“O sorteio decorreu de uma forma clara e as equipas gostaram, tivemos o cruzamento das equipas na primeira jornada e o Eráti que ia receber o Sporting de Angoche, pediu que tivesse que deslocar ao invés de jogar em casa, por causa de situações que têm acontecido lá, relacionadas com os insurgentes que estão a ameaçar alguns distritos vizinhos ao distrito de Eráti. Então eles pediram e, de uma forma unânime, as duas equipas concordaram, o Sporting de Angoche também gostou da ideia de iniciar o jogo em casa. Em suma, acho que o sorteio decorreu de uma boa forma,” destacou o vice-presidente para alta competição da APFN. (Constantino Henriques)