Reduzem casos da Malária em Mossuril 

0
592

Nampula (IKWELI) – O distrito de Mossuril, a leste da capital provincial, Nampula, registou uma baixa positiva de 4% no número de casos da Malária, uma análise dos primeiros 6 meses do presente ano e de 2024.

A informação foi prestada pela directora dos serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Mossuril, Lalida Alide, em entrevista concedida recentemente ao Ikweli. 

“Tivemos uma ligeira baixa nos primeiros 5 meses de 2025, com 46 549 casos positivos, contra 48 554 de 2024.”

Aquela responsável, revelou também que tem sido difícil combater a Malária, porque algumas famílias a nível do distrito tiveram suas casas destruídas pelos ciclones. “Combater a malária tem sido um desafio mesmo, atendendo que não há casas, pois todas foram destruídas, então as pessoas estão ao relento, mas continuamos a sensibilizar para que eles usem métodos tradicionais como a queima de capim, em substituição ao repelente.  Estamos também a falar das redes mosquiteiras que ainda não temos, mas em breve vamos distribuir,” destacou, acrescentando que “Temos feito palestras, que é educação para a saúde, a essas pessoas no sentido de se prevenirem contra a malária porque esta doença é aquela que dentro ou fora de casa é possível adquirir.”

Questionada se terão sido registados casos de pescadores que levam as redes mosquiteiras a pesca e as acções para mitigação, aquela responsável esclareceu que casos destes são escassos “Temos uma equipa multissetorial, não trabalhamos sozinhos, temos lá a polícia, a agricultura e infraestruturas, no sentido de monitorarmos e vermos estas práticas não desejáveis. Quando encontrados, recolhem-se as redes, eles vão a polícia, são sancionados, nosso papel é proibir que eles usem as redes mosquiteiras para outro fim, porque afinal de contas nós queremos melhorar a saúde das pessoas, então a polícia já vai combater o mau acto que eles estão a fazer, mas não temos muitos casos, trabalhou-se muito este ano, ano passado quase que não tivemos casos. Se formos a ver, mesmo os que fazem canteiros, utilizam redes antigas,” fincou. 

Alide apelou, igualmente, aos pais e encarregados de educação a tomarem cuidados especiais com as suas crianças, com vista a preveni-las de diversos males. “Pedir a população no sentido de tentar velar pela saúde das nossas crianças através de acções que as previnam de doenças.” (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui