Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, disse ao fim da tarde desta sexta-feira (11), na abertura da Feira Económica de Nampula (FENA), que o evento, de três dias, vai gerar uma grande circulação de dinheiro na economia local.
“Além disso, a feira vai gerar uma grande circulação de dinheiro na nossa economia, com os visitantes a gastar em hotéis, restaurantes e outros serviços. Estamos a ver os hotéis cheios, e toda a economia em movimento. Isso é um testemunho do impacto positivo que a feira pode ter na nossa província,” disse.
Abdula anotou ainda que “esta feira é uma oportunidade importante para promover o comércio e o investimento na nossa província. Além disso, ela traz várias vantagens para a nossa economia local. Com a montagem de stands, estamos a criar emprego sazonal para jovens, o que é fundamental para o desenvolvimento da nossa juventude”.
E o presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), Álvaro Massingue, precisou haver necessidade de melhorar o acesso à informação sobre oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas.
No seu entender é, também, fundamental que as empresas assumam o compromisso de capacitação dos seus quadros para melhor se posicionarem no mercado.
Outro pedido de Massingue tem a ver com o acelerar de investimentos em infra-estruturas de transporte e logísticas para ligar zonas de produção ao mercado e corredores.
O Secretário de Estado do Comércio, António Grispos, presente no evento, na sua intervenção de abertura, começou por elogiar os avanços que a província está a registar nos últimos seis meses.
“Já vim a Nampula muitas vezes, mas nunca vi o que vejo hoje,” disse a começar prosseguindo que “nesta edição estão reunidos cerca de 250 expositores que acreditaram e acreditam nesta iniciativa”.
“Temos oportunidade de selecionar melhores serviços e produtos para participarem da FACIM. A FENA difere da FACIM pelo tamanho.” (Redação)