Nampula (IKWELI) – Enquanto Moçambique celebra cinco décadas de independência nacional, no distrito de Mossuril, localizado na província de Nampula, o ambiente é de reflexão e desilusão, pois boa parte dos cidadãos afirmam que, para a região costeira, o 25 de Junho não traz motivos de celebração, mas sim o peso dos desafios que ainda estão por resolver.
Apesar dos 50 anos de soberania nacional, os indicadores sociais e económicos de Mossuril revelam um atraso preocupante. A estrada principal que liga o distrito à cidade de Nampula asfaltada recentemente durante o mandato do ex-estadista moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, está em processo de desiludir ainda mais os residentes.
Em revelações ao Ikweli, alguns entrevistados mostram a sua desilusão com a actual imagem do distrito considerado turístico pelo governo.
“Estamos já há 50 anos de independência de Moçambique e Mossuril não conhece essa independência. Primeiro lugar estão as vias de acesso, só para sair da vila para Matibane temos que passar via Monapo, a situação de água ainda não estamos a 50%, e o sistema de educação, as escolas não têm condições. É difícil celebrar quando vivemos assim,” lamenta Gabriel Sahire,
Gabriel Sahire lamenta ainda a falta de emprego existente naquela circunscrição geográfica para os jovens, afirmando que o único emprego está no mar. “Se a maré complica, a vida também fica complicada para os nossos jovens.”
“Eu terminei o ensino secundário há três anos, mas até hoje não consegui emprego. Muitos de nós sonham em melhorar de vida, mas aqui não há oportunidades,” conta Abel Sieia.
Neste cinquentenário da independência, que se celebra nesta quarta-feira, os residentes de Mossuril pedem que as comemorações se transformem em compromissos verdadeiros para o desenvolvimento da região.
“Pedimos que os líderes olhem para nós. Mossuril tem riquezas naturais, turismo, pesca, agricultura, mas sem estradas, sem investimento, não sairemos da pobreza,” afirma Rosa Mateus, comerciante no mercado local.
Vale frisar que enquanto em outras regiões do país as festividades decorrem com entusiasmo, no distrito de Mossuril, a população considera que o verdadeiro motivo para festejar só chegará quando houver mudanças palpáveis.
Importa destacar que o distrito de Mossuril é ciclicamente afectado pelas intempéries que chegam com ventos intensos, chuvas torrenciais e descargas eléctricas, resultando em inundações devastadoras, deixando milhares de pessoas desalojadas. (Angela da Fonseca)