Pemba (IKWELI) – Um grupo de mulheres que se encontrava a trabalhar em seus campos de produção, próximos da sede da localidade Oasse, no distrito de Mocímboa da Praia, escapou há dias, das mãos de terroristas que nos últimos oito anos protagonizam acções criminosas na província de Cabo Delgado.
Uma delas conta, numa declaração na posse do Ikweli, que estando a fazer colheita dos seus produtos, apareceram 10 homens armados que fizeram reféns ela e outras mulheres, por muitas horas enquanto obrigavam-nas a preparar uma refeição para o consumo do grupo.
A mulher, abalada, disse que os terroristas que, também, se comunicavam em língua shimakonde, não foram violentos para com elas, mas contra um homem que saía de outra machamba e as encontrou sob custódia de homens armados.
“Então o senhor Liundo viu as pessoas enquanto saia da sua machamba, ele ia ao poço tirar água, ali os alshababs chamaram, ele não veio, continuou parado, então foram pegar até onde estávamos e dali perguntaram se era meu esposo eu disse não, então levaram ele para o poço, depois voltaram os alshababs sozinhos e não sabemos o que aconteceu,” contou.
A fonte contou que para sair dos terroristas foi necessário inventar que pretendia ir fazer necessidades fisiológicas. “Fui pegar a enxada e, quando entrei no mato, lancei a enxada e comecei a correr. Me escondi num arrozal,” relatou.
Entretanto, o administrador do distrito de Mocímboa da Praia, Sérgio Cipriano, explica que não teve conhecimento do ocorrido e cogita a ideia de que o mesmo tenha acontecido em algum outro distrito. “Não me apercebi nada dessa informação, a não ser que ocorreu nos outros distritos, talvez com o tempo eu possa me aperceber e havia de ter uma notícia muito rápida. A minha população faz sim machambas, mas não repetidamente, porque as zonas mais férteis que produziam muito arroz ainda não estão acessíveis, visto que é a zona onde circulam muitos insurgentes.”
Sobre o clima vivido naquele distrito actualmente, o administrador revelou que recentemente foram atacadas duas viaturas. (Virgínia Emíli