Garante Mateus Espírito Santo: N1 sai do desvio em Namialo no próximo mês

Nampula (IKWELI) – A Administração Nacional de Estradas (ANE), a nível da província de Nampula, garantiu para o próximo mês de Julho a reposição da transitabilidade na ponte sobre o rio Monapo na vila sede de Namialo, distrito de Meconta, ao longo da estrada nacional número um (N1), destruída pela passagem da tempestade tropical severa JUDE em março último. 

A garantia foi dada nesta quarta-feira (11), pelo delegado da ANE, Mateus Espírito Santo, após ter sido questionado pela imprensa. 

Segundo Espírito Santo, as obras de construção arrancaram nesta segunda-feira (09), uma semana após a suspensão das atividades por parte do Ministério das Finanças, sob justificativa de permitir que a Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições (UFSA) realizasse trabalhos de supervisão e emissão de pareceres sobre a conformidade dos procedimentos de adjudicação com a legislação vigente.

“Em relação a ponte sobre o rio Monapo, tinha sido suspensa a adjudicação, mas já foi levantada, as obras foram retomadas e pelo curso da mesma, estamos a crer que até próximo mês teremos a transitabilidade reposta.”

Por outro lado, o sector continua com desafio para repôr a transitabilidade nas estradas que continuam intransitáveis devido a destruição ocorrida na passagem do JUDE, como é o caso dos distritos de Ribáuè e Lalaua, Moma e Larde e até então, não há datas para a sua reposição. 

“Neste momento estamos a trabalhar sobre as duas pontes que foram arrastadas, porque essas infraestruturas são vitais que sejam repostas. Felizmente o nível das águas baixou ligeiramente, o que temos que fazer agora é arranjar alternativas, mas sob ponto de vista de período não posso avançar, esforços estão a ser empreendidos no sentido de repôr a transitabilidade o mais rápido possível.”

Contudo, afirmou que a nível da província de Nampula está reposta a transitabilidade nas vias interrompidas pelas intempéries.

“O resto das vias que foram afectadas estão transitáveis, embora algumas com trânsitos de forma condicionada, mas podemos dizer que fora esses dois pontos (Ribáuè e Lalaua, Moma e Larde), a transitabilidade a nível da província de Nampula está reposta com todas às dificuldades emergentes.”

Vale ressalvar que o período chuvoso que assolou a província de Nampula, entre os dias 1 de Outubro de 2024 a 30 de Abril do ano em curso, afectou 1.023 estradas, tendo danificado 236.29, sete pontes e 23 aquedutos. (Ângela da Fonseca) 

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img