Nampula (IKWELI) – Depois da remoção, na semana passada, de mais de 25 barracas de venda de comida confeccionada vulgarmente conhecidas por por takeaways, o conselho autárquico da cidade de Nampula, alerta que nos próximos tempos poderá evacuar a Avenida Eduardo Mondlane.
Segundo Stefan Marcelino, vereador do pelouro da Infra-estruturas, Urbanização e Meio Ambiente no conselho autárquico da cidade de Nampula, o trabalho em curso visa dar início a requalificação das obras das avenidas da urbe.
Aliás, para Marcelino, não era possível iniciar com o processo de requalificação sem a remoção dos takeaways que estão na placa central das avenidas da “Nós iniciamos com um processo físico de requalificação da avenida Paulo Samuel Kankhomba, mas também em paralelo estamos a fazer a requalificação da avenida Eduardo Mondlane, no entanto, essas avenidas tinham na sua placa central alguns takeaways que não permitiam que o trabalho fosse realizado desde ano passado que nós informamos aos proprietários que havia necessidade de requalificação da avenida para conferimos maior mobilidade uma vez que com aumento de número de viaturas na nossa cidade começamos a ter escassez de espaço para estacionamento, mas também a circulação dos peões estava de alguma forma comprometida pela presença de vários takeaways nessas avenidas. Só para dar exemplo quando fizemos levantamento encontramos 28 (vinte e oito) takeaways na avenida Paulo Samuel Kankhomba e era um número grande para uma avenida de aproximadamente 1 quilómetro de extensão, esta situação não permitia que os nossos munícipes circulassem com a devida facilidade, não permitia que os automobilistas encontrassem espaço para realização das suas actividades então nessa requalificação houve a necessidade de remoção de takeaways porque a requalificação não é da parte do asfalto onde vão circular às viaturas.”
Segundo o vereador, desde desde o início do plano de requalificação, o município já removeu mais de 40 (quarenta) takeaways. “Na semana passada e esta fizemos a remoção de um total de 17 (dezassete) takeaways, mas também notamos que alguns munícipes, que eram proprietários desses takeaways, fizeram a sua remoção de forma voluntária em um número de 9 (nove) takeaways, o que significa que este ano removemos 26 (vinte e seis) takeaways e somando com 21 (vinte e um) que tínhamos removido no ano passado temos um total de 47 (quarenta e sete) takeaways removidos”.
Questionado se houve um aviso prévio para a remoção destas barracas, Stefan Marcelino explicou que “houve, não só aviso, houve conversas, houve explicação da necessidade da remoção, houve notificações formais, houve uma série de processos porque este programa iniciou em março de 2024 e começou a ser efectivado em novembro do mesmo e agora em Maio e junho de 2025”.
Tendo em conta que para construção dos takeaways os munícipes foram autorizados pelo município, o vereador do pelouro explicou que “essas autorizações eram condicionadas, uma vez que foram autorizações feitas no espaço público, o que se pretende é devolver o espaço público ao cidadão para que o cidadão possa usar esse espaço público para àquilo que é a finalidade que esses espaços servem.” (Malito João)