6 Pessoas com deficiências ganham meios de compensação em Ribáuè

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da vila de Ribáuè, na província de Nampula, ofereceu 6 cadeiras de rodas a igual número de pessoas com deficiência no último domingo (1), a margem das comemorações de elevação a categoria de vila daquela circunscrição.

Os beneficiários são da idade compreendida entre os 12 e 31 anos, tendo o acto sido testemunhado pelo governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula.

“Oferecemos estas cadeiras de rodas e muletas as pessoas com deficiência porque elas, realmente, precisam deste apoio para se locomoverem. Esta é uma iniciativa do governo local. Este ano, visitámos escolas e comunidades para identificar os alunos em situações mais críticas de deficiência, e foram esses os selecionados para receberem o apoio. Como Conselho Municipal, esta foi a primeira actividade de apoio direto a pessoas com deficiência. Beneficiámos três pessoas com cadeiras de rodas e três com muletas,” disse Osvaldo António, autarca de Ribáuè.

E o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, precisou que “quero apelar aos adultos que a distribuição de cadeiras de rodas para crianças com deficiência não deve ocorrer apenas no dia 1 de junho. Devemos criar condições para arrecadar mais materiais de apoio à locomoção, de modo a beneficiar todas as crianças que necessitam. É nosso dever apoiar essas crianças, contribuindo para o seu bem-estar e saúde.”

Por outro lado, Abdula comentou que a vila e o distrito de Ribáuè está em franco desenvolvimento, especialmente na construção de infraestruturas.

“Ribáuè é uma vila em pleno crescimento e sob uma liderança que está a trabalhar. Temos novos mercados, energia, estradas… tudo isso faz parte do processo de desenvolvimento”, destacou.

Contudo, também sublinhou que há desafios, “como a necessidade de mais estradas, geração de renda e outras questões estruturais que o governo provincial e local deverão enfrentar e ultrapassar”.

Os beneficiários não esconderam a sua satisfação. “Sinto-me feliz por receber esta cadeira de rodas, porque antes era muito difícil me deslocar. Agora posso voltar à igreja, passear com os meus irmãos. Estudava até a 3.ª classe, mas tive de interromper por questões de saúde. Não consegui voltar a estudar porque considero que já estou muito velha para isso”, disse Marlene Inácio Alberto, de 19 anos de idade.

“Se o governo pensou em ajudar pessoas com deficiência, só tenho a agradecer. Espero que também possa ajudar outras pessoas que não tiveram esta oportunidade. Estas muletas vão ser muito úteis para a minha locomoção”, disse Elísio Eugénio, outro beneficiário. (Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img