Na cidade de Nampula: Mais de 100 mil casas  e industrias serão cobradas IPRA

Nampula (IKWELI) – Mais de 100 mil casas e indústrias  na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, passam a pagar o Imposto Predial Autárquico (IPRA) nas próximas semanas, segundo anunciou a edilidade local nesta quarta-feira (21).

Segundo Pereira Napuanha, vereador do pelouro de Planificação, Finanças e Património no concelho municipal da cidade de Nampula, numa primeira fase o plano vai abranger um de 44.717 casas (quarenta e quatro mil e setecentos e dezassete) casas em todos os postos administrativos.

“Estamos num registo diário em média de 2.000 (dois mil) imóveis. Iniciamos com um registo médio de 400 (quatrocentos) imóveis, subimos até 2.000 (duas mil) casas por dia, acreditamos que até 30 de Junho vamos cadastrar esses todos imóveis,” disse prosseguindo que “a intenção não pode se entender, por parte dos munícipes, que seja só de cobrança do imposto que é dever dos munícipes. No final do ano, o município da cidade de Nampula estará em condições de dizer quantos imóveis habitacionais têm a urbe e quanto imóveis comerciais tem”.

“A nossa urbe tem um raio de 404 quilómetros quadrados, acreditamos ter em média mais de um milhão de habitantes, não é um dado estatístico, daí que acreditamos também ter mais de 100 mil imóveis na nossa urbe.”

E Napuanha apela para que quando a cobrança do IPRA começar, aquele que não estiver satisfeito com o valor estipulado “aproximar ao município e havendo necessidade de verificação do processo temos uma equipa alocada junto da Autoridade Tributária que vai fazer a reverificação no terreno.”

O não pagamento voluntario deste imposto, pode levar a uma cobrança coerciva, via Tribunal, e Napuanha disse não ser intenção da edilidade actuar de tal forma. (Malito João)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img