Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Nampula defronta no próximo domingo (18), no Estádio 25 de Junho, a Associação Desportiva de Vilankulo, em partida da primeira jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão sénior masculino, vulgo Moçambola da presente temporada futebolística.
A semelhança da época passada, este ano o Ferroviário de Nampula viu-se ser precocemente eliminado da Taça de Moçambique, a segunda prova do calendário futebolístico nacional. Se no ano findo foi o Desportivo de Pemba a protagonizar o afastamento dos chamados Axinenes de Nampula, desta vez o autor é o Desportivo de Nacala, outro representante da província de Nampula no Moçambola.
Neste momento, o plantel do Ferroviário de Nampula diz estar focado no Moçambola, sendo que a prestação negativa na Taça de Moçambique ficou para história. Por essa razão, a equipa disse encarar o jogo do próximo domingo com muita responsabilidade, tudo visando amealhar os primeiros três pontos da competição para plantar a confiança nos jogadores para o resto da época.
“Estamos a preparar como sempre temos nos preparado. Sabemos que é o primeiro jogo do Moçambola, todas as equipas querem começar a vencer quer jogando em casa, quer fora, de maneira que estamos a preparar ao pormenor para começarmos da melhor forma possível”, disse João Chissano, treinador do Ferroviário de Nampula.
“ Os jogadores estão muito mais motivados por saberem que o Moçambola vai começar, é a festa que todos nós estávamos a espera. Os jogadores prepararam-se desde Fevereiro a esta parte, a espera de fazer os jogos do campeonato nacional que, finalmente, vai começar e estão motivados, alegres e satisfeitos porque vão fazer seu trabalho”, entende o mister João Chissano.
Segundo reiterou, a Taça de Moçambique não vai influenciar no desempenho da equipa no Moçambola, “porque o Moçambola é a maior prova e todos os intervenientes estão focados. Já nos esquecemos do desaire que aconteceu em Nacala, estamos totalmente concentrados para este Moçambola e para o adversário que merece o nosso respeito já neste final de semana”, enfatizou o técnico.
Para o próximo embate, o Ferroviário de Nampula será desfalcado, defensivamente, devido a lesão do Poso, uma das principais peças no eixo mais recuado dos Axinenes. Apesar disso, o mister Chissano acredita que o espaço de Poso será devidamente ocupado pelos outros intervenientes do plantel, daí não haver motivos de alarme.
“Claro o Poso é uma peça fundamental como os outros que vão entrar. Para nós vai fazer falta quem estiver, de maneira que vamos repor a nossa defesa como fizemos em Nacala, porque o Poso fez cinco minutos em Nacala depois saiu lesionado, o outro fez cerca de 85 minutos e, como outros jogadores que jogam na mesma posição estão a fazer o seu melhor para merecerem confiança para entrar no onze inicial, e nós temos uma equipa bem equilibrada para aquilo que pretendemos”, precisou o mister dos Axinenes de Nampula.
Por outro lado, João Chissano insta o público de Nampula a aderir ao jogo para apoiar a equipa da casa.
“Venham presenciar a festa do futebol moçambicano que é o Moçambola, principalmente os nossos adeptos vai uma palavra de apresso que voltem, a apoiar como nos apoiaram nos últimos jogos, esperamos casa cheia para, de facto, o nosso adversário sinta que está a jogar mesmo fora de casa, e os nossos jogadores sintam-se em casa com o décimo segundo jogador que é o público, que são os nossos adeptos, para que afluam em massa e venham cá nos apoiar”, implorou.
“Dizer que já me sinto em casa pela alegria que temos aqui no clube”, disse Horácio, defesa central do Ferroviário de Nampula, o qual considera ser imperioso vencer o jogo do próximo domingo para esquecimento total da eliminação da equipa da Taça de Moçambique.
A contar para a mesma jornada, o Desportivo de Nacala desloca-se a Tete onde vai medir forças com o recém-promovido Chingale de Artur Macassar. O Ferroviário de Nacala, por seu turno, recebe a União Desportiva de Songo, Costa do Sol defronta o Textáfrica. O Ferroviário de Lichinga desloca-se a Maputo para defrontar o homónimo local, Desportivo da Matola estreia no Moçambola defrontando o Baía de Pemba. O jogo entre Black Bulls e Ferroviário da Feira abre a presente edição do Moçambola, no próximo sábado. (Constantino Henriques)
