Nampula (IKWELI) – O director provincial de Educação de Nampula, William Tunzine, mostra-se preocupado com o absentismo de professores nas escolas, situação que compromete o processo de ensino e aprendizagem.
Nesta quinta-feira (17), Tunzine disse que o sector enfrenta grandes desafios, mas que são passiveis de ultrapassar.
Este dirigente falava na sessão de perguntas e respostas ao governo no decurso da II sessão ordinária da Assembleia Provincial de Nampula, onde apelou aos membros deste órgão fiscalizador para ajudarem o sector a fazer supervisão nas escolas nos círculos de onde são provenientes.
“Este problema é grave, há muito absentismo de professores, não se fazem ao trabalho e isso reduz a motivação dos alunos,” disse Tunzine, elencando ainda que por exemplo, nos distritos, os professores abandonam os postos de trabalho e ficam quase uma semana na cidade de Nampula.
Foi nesta senda que Tunzine revelou que há professores que estão a receber valores que variam de 200.000,00Mt (duzentos mil meticais), 150.000,00Mt (cento e cinquenta mil meticais) e 60.000,00Mt (sessenta mil meticais) alegando que fizeram horas extras e turno e meio numa autêntica burla ao governo.
O director Provincial de Educação em Nampula lamentou que o governo esteja a assumir dívidas em que, no fundo, os professores não trabalharam para merecer. “Ajudem-nos a fiscalizar esses casos para que esse dinheiro seja voltado para construir mais salas de aula.” (Nelsa Momade)