CCM defende certificação de produtos agrícolas para maior acesso ao mercado

Maputo (IKWELI) – A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) defende a necessidade da certificação de produtos agrícolas produzidos no país, para que tenham acesso simplificado ao mercado nacional, como também internacional.

O presidente do pelouro do Conteúdo Local na CCM, Isaías Chembeze, é quem assim considera, segundo referiu na quinta-feira (7) da semana passada, num workshop sobre o processo de certificação para competir no mercado nacional e internacional, realizado na cidade de Maputo.

O objetivo do encontro, segundo disse, “é discutir plataformas e mecanismos para que a produção agrícola em Moçambique possa ter qualidade para exportação, mas também para o consumo interno”, sendo que “o objetivo por detrás desse conceito é que os produtos agrícolas possam ser certificados para melhorar aquilo que é a segurança do consumo interno e, também, no processo de exportação, assegurar que possam ter acesso simplificado no mercado nacional e internacional”.

“A questão de a qualidade dos produtos não ser das melhores não é uma conclusão efectiva, a questão é que sempre que nós temos um produto e esse produto tem uma determinada qualidade, o nosso objetivo é sempre melhorar a qualidade do mesmo, portanto isso é um processo de melhoria continua dos produtos”, anotou Chembeze.

Por outro lado, esta fonte recordou a necessidade de as Pequenas e Médias Empresas (PME) estarem devidamente certificadas para que sirvam de fornecedores de produtos das grandes empresas, pois “quando nós tivermos uma circunstância em que as PME’s provam que estão devidamente certificadas e provarem que o processo de produção de seus produtos é certificado e que o seu produto final também é certificado, o que vai acontecer é que as grandes empresas vão passar a usar as PME como seus fornecedores de produtos”. (Antónia Mazive)

Hot this week

Nampula vai instalar um sistema de vigilância da febre tifoide

Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de...

Bancada do MDM na AR advoga que Nampula deve receber maior bolo no orçamento para reconstrução pós-ciclones

Nampula (IKWELI) – Deputados da bancada do partido Movimento...

Nampula discute técnicas de combate a corrupção envolvendo magistrados

 Nampula (IKWELI) – A Procuradoria Provincial de Nampula, região...

Nampula: consumidores agastados com viciação de balanças nos mercados

Nampula (IKWELI) – Os consumidores da capital do norte,...

No âmbito de 100 de governação: HCN efectua cirurgia de catarata a 80 pacientes

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img