Nampula (IKWELI) – Os serviços de urgência do Hospital Central de Nampula, maior unidade sanitária do norte de Moçambique, registaram a entrada de, pelo menos, 244 pacientes vítimas de violência física, sexual e acidentes de viação durante a última segunda-feira, 7 de abril, que se comemorou o dia da mulher moçambicana.
Parte significante das vítimas são mulheres e raparigas, de acordo com o Dr. Suleimana Isidoro, diretor daqueles serviços no HCN.
“Tivemos um caso de duas menores dos seus 2 e 14 anos de idade, vítimas de violência sexual ao nível da cidade de Nampula,” explicou a fonte, que destacou que dos casos que deram entrada, “35 foram por acidente de viação, 44 de agressão física e um caso de queimadura.”
No seu discurso, a nossa fonte acrescentou ainda que “os turnos dos serviços de urgência estiveram a trabalhar por volta das 19 horas de ontem e isto implica maior consumo em termos de material médico cirúrgico, maior desgaste em termos de pessoal que está a trabalhar, e é preciso perceber que estamos a tratar de pacientes que maior parte foram lesões simples, como hematomas.” (Virgínia Emília)