Nampula (IKWELI) – As esposas do Secretário de Estado na província de Nampula e do presidente do conselho autárquico da cidade de Nampula prestaram assistência alimentar a, pelo menos, 30 famílias que foram vítimas da tempestade tropical severa JUDE que ceifou vidas e deixou rasto de devastação na região norte do país.
Trata-se de famílias residentes do posto administrativo de Muhala-Expansão, local onde cerca de 728 famílias correspondente a 4.920 viram suas casas desabarem total e parcialmente.
No entanto, foram selecionadas apenas 30 famílias do bairro unidade comunal 1⁰ de Maio 2, as quais perderam completamente tudo, para receberem kits compostos por arroz, óleo, feijão, açúcar, farinha e plásticos para cobertura.
Na ocasião, os beneficiários mostraram-se satisfeitos com o gesto, uma vez que perderam não só as casas, mas também alguns produtos alimentares que tinham como reserva.
“Estou muito agradecida pelo que recebi, vou preparar para dar as crianças,” disse Irene Saíde.
“Agradeço porque fui ajudado, embora que a minha casa está destruída e com esse plástico vou cobrir minha casa,” disse Miguel João.
Por sua vez, a esposa do presidente do município de Nampula, Sónia Giquira, disse ter se sensibilizado com a situação actual das famílias que perderam seus bens devido a passagem do JUDE, por isso, em coordenação com as esposas do Secretário de Estado e do governador da província, decidiram unir esforços para apoiá-los.
“Há muitas famílias que perderam as casas na sua totalidade, por isso, solidarizamo-nos com estas pessoas. É uma ajuda vinda de mães como eu, a esposa do secretário de Estado e do governador para ajudar essas pessoas com um kit básico, como arroz, açúcar, farinha, 50 metros de plástico para cobrirem as casas que já estão a tentar reconstruir. Sabemos que não é muito, mas vai apoiar essas famílias que neste momento necessitam.”
Por outro lado, a diretora provincial do Género, Criança e Acão Social, Cidinha Mpila, reafirmou o compromisso do governo de continuar a envidar esforços para apoiar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade devido a passagem dos últimos três ciclones.
“Estamos aqui para saudar a população e dizer que com esses acontecimentos do ciclone Jude, estamos juntos, é uma preocupação, ninguém faz ciclone é algo de Deus. Não se sintam sozinhos, nós estamos aqui para apoiar, não trouxemos muito, mas o pouco podemos compartilhar.”
Sónia Giquira aproveitou a ocasião, para saudar e convidar todas as mulheres do município de Nampula pela passagem do dia da mulher moçambicana na próxima segunda-feira (07),
“Nós como município da cidade de Nampula, e eu como esposa do presidente convido todas as mulheres para se fazerem presentes na praça dos heróis para juntas celebrarmos o dia, apesar de não termos muitos motivos para celebrar pelas situações todas que tivemos e sabemos que nem toda a população está em condições.”
Importa referir que esposa do presidente do município avançou que tal iniciativa de solidariedade poderá ser replicada pelos restantes bairros da urbe afetados pela intempérie. (Ângela da Fonseca)