Lichinga (IKWELI) – A província do Niassa, localizada na região norte de Moçambique registou de janeiro de 2024 à fevereiro do presente ano, 29 casos de acidentes de viação, que resultaram 34 óbitos, contra 14 do período comparativo.
Trata-se de dados partilhados pelo Comando Provincial do Niassa da Polícia da República de Moçambique (PRM), aquando da visita do Ministro do Interior, Paulo Chachine, àquela província.
Na ocasião, Chachine exigiu dos agentes de trânsito, mudança de comportamento por forma a prevenir a sinistralidade rodoviária, naquele ponto do país.
“A nossa tarefa é prevenirmos mais acidentes de viação, e só prevenimos com o nosso comportamento na via pública. Os agentes da polícia de trânsito devem estar na rua para combater os acidentes de viação e não para se ajudar a si próprio, não para procurarem resultados operativos para benefício próprio (…), vamos trabalhar para a prevenção, combate a criminalidade e sinistralidade rodoviária.”
Apesar disso, o dirigente mostrou satisfação em relação aos resultados operativos alcançados no ano de 2024 que culminaram com a redução de casos criminais na província. Pois, no ano em alusão foram registados 82 contra 127 casos de 2023.
“É produto de um trabalho de todos, a criminalidade só se reduz com o trabalho do Serviço Nacional de Salvação Pública, Serviço Nacional de Investigação Criminal (…), com o trabalho de todas as áreas (…) significa o reflexo de trabalhamos juntos e coesos como um comando provincial.” (Ângela da Fonseca)