Nampula (IKWELI) – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em Nampula, deteve dois indivíduos, que exibiu a imprensa na manhã desta terça-feira (25), indiciados na venda e compra de estupefacientes no distrito de Mossuril.
Trata-se de uma quantidade de 42 kg (quarenta e dois quilogramas) de heroína e 90 kg (noventa quilograma) de metanfetamina, apreendidas no mês passado no distrito costeiro de Mossuril num trabalho operativo dos agentes da lei e ordem.
A porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, disse que no acto da detenção dos indivíduos e apreensão da droga, foram igualmente apreendidas três viaturas.
“A droga foi apreendida no distrito de Mossuril no dia 24 de fevereiro, com base num trabalho operativo em que nossos agentes foram desencadeando na operação de uma informação que se fizeram ao distrito na tentativa de fazer a detenção dos indivíduos e quando chegaram ao local os mesmos teriam sido surpreendidos com a fuga dos traficantes, tendo apreendido no local duas viaturas que no seu interior continham drogas do tipo metanfetamina, bem como heroína,”.
Num outro desenvolvimento, Tsinine esclareceu que “os mesmos meliantes teriam se repartido em dois grupos, sendo que uns tinham-se refugiado no distrito de Nacala e os outros no distrito da Ilha Moçambique e no seguimento das investigações tomamos conhecimento a partir de nossas fontes que um grupo dos mesmos traficantes encontravam-se em disputa de um determinado valor que teriam sido burlado no acto da venda da mesma droga,” disse.
Tsinine fez saber, ainda, que um dos indivíduos ora detido teria sido contratado para trabalhar como transportador da droga com promessa de uma remuneração no valor de 15.000,00Mt (quinze mil meticais).
“Quando chegaram ao local da entrega da mesma droga, teriam ameaçado quando se aperceberam que no interior da viatura tinha um valor de 650.000,00Mt (seiscentos e cinquenta mil meticais) que, supostamente, seria usado para compra de uma viatura de um cliente e teriam apontado uma arma do tipo pistola na cabeça do mesmo, lhe retirando telefone, assim como a quantia. Na tentativa de recuperar o valor, o mesmo teria contactado o SERNIC que se fez ao local e quando se apercebeu que tratava-se de um traficante teria feito a detenção do mesmo. Temos neste momento três viaturas apreendidas no local.”
A porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal, em Nampula, garantiu que nesta “cortina de poeira”, as investigações vão ter continuidade no sentido de deter outros indivíduos indiciados no crime, numa altura em que o autor moral do crime encontra-se em fuga.
Um dos indiciados, o motorista apontado como a pessoa que transportava a droga, jurou ser inocente, por entender que não sabia o que continha nas tigelas. “A pessoa que tinha me dito para levar as tigelas não tinha me esclarecido o que lá tinha, por isso levei para a cidade de Nampula, quando estava a andar em Anchilo, ligo para a pessoa para dizer que estou quase para chegar, o número estava no liga mais tarde, passei no controle e entrei na Rex, logo recebo uma chamada de um número estranho dizendo que é a pessoa que levou minha pasta em Nacala e eu disse sim, expliquei que estou a chegar e quando cheguei, pedi meu dinheiro, ele estava com seu amigo e me ameaçou com pistola e levou minha pasta que tinha um valor de 660.000,00Mt (seiscentos mil e sessenta meticais) e meu telefone. O dinheiro, alguém mandou-me para importar um carro para fazer chapa, dia seguinte comecei a lamentar com meus amigos e no mesmo dia liguei para a polícia para informar a situação e logo me disseram SERNIC está na operação, depois fui detido por isso que estou aqui.” (Malito João)