Mais de 50 mil habitantes de Mecua passarão a ter atendimento hospitalar de qualidade

Nampula (IKWELI) – Os mais de 50 mil habitantes da localidade de Mecua, posto administrativo de Corrane, no distrito de Meconta, província de Nampula, vão passar a ter um atendimento hospitalar condigno a partir do próximo ano.

Com efeito, arrancou a construção, naquela circunscrição, de uma unidade sanitária do tipo I, uma iniciativa da igreja católica, através da congregação beneditina.
As obras do centro de saúde Karl Borromäus estão avaliadas em 2.5 milhões de euros e o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, efectuou o lançamento da primeira pedra na manhã desta terça-feira (18).
Stefan Hayashi, gestor do projecto, explicou que aquela unidade sanitária, para além de serviços de atendimento ambulatório, também, vai ter todas as especialidades de que a comunidade necessite, incluindo três salas de parto normal e uma para cesarianas, oftalmologia, estomatologia, entre outros.
“O master plan dessa estação missionária é mais ambicioso, não sei se chegaram de ouvir que está a se construir uma igreja aqui em baixo, também está a se construir um seminário para os padres e, também, vai ter uma escola de artes e ofícios, numa segunda fase casas para os médicos. Neste momento estamos a construir o prédio principal que é o centro de saúde, daqui a pouco vamos embarcar também o prédio de apoio onde tem o gerador, tem a morgue, tem incinerador, tem os armazéns, tudo isso que precisa para apoiar o hospital principal,” explicou a fonte, que assegura que “quanto ao equipamento, estamos a tentar trazer aqui equipamentos modernos, mais robustos, que tem manutenção aqui na África”.
O padre Deusdedit Massao, superior da congregação beneditina em Moçambique, disse, na ocasião, que é vocação do seu grupo apoiar as populações carenciadas, por isso de tudo farão para que as comunidades de Mecua estejam bem servidas.
O Secretário Permanente do distrito de Meconta, Albino Mucuna, não escondeu a sua satisfação com o início daquelas obras, pois, há dois anos quando recebeu àquele grupo de missionários “pensávamos que estávamos a sonhar, porque a zona sul do nosso distrito é uma das zonas que nos preocupa muito. Estamos a dizer a zona sul, o posto administrativo de Corrane, sabemos as dificuldades que o distrito tem em termos de unidades sanitárias. Se se recordarem, o distrito de Meconta, que tem cerca de 280 mil habitantes, de acordo com as projecções, tem só 8 unidades sanitárias, isto para nós é muito pouco, tendo em conta aquelas que são as distâncias de um ponto para outro”.
Na sua intervenção, Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, disse que “esta infraestrutura, que nasce do compromisso conjunto entre o Estado e a Igreja Católica, presta homenagem ao Cardeal, Bispo e Sacerdote italiano, cuja vida foi um exemplo de dedicação e serviço incansável aos mais necessitados”, entendendo que “séculos após a sua passagem pela terra, o seu legado de fé operativa permanece uma inspiração intemporal, reflectindo os mais elevados valores da humanidade e da doutrina social da igreja”.
Esta iniciativa, segundo Abdula, “constitui um passo determinante na ampliação do acesso aos cuidados de saúde, assegurando não apenas o tratamento, mas também a prevenção de doenças, com impacto directo na melhoria das condições de vida e de saúde das comunidades”.
“Com a integração do Centro de Saúde de Mecua na sua rede de infraestruturas de saúde, a Província de Nampula passa a dispor de 251 unidades sanitárias, reforçando a capacidade de resposta do sistema de saúde e garantindo uma maior cobertura dos serviços essenciais de saúde. Esta nova unidade, que será construída de raiz, terá a capacidade de atender mais de 50 mil habitantes, abrangendo não apenas a população local, mas também as comunidades vizinhas, garantindo um serviço de proximidade e maior acessibilidade aos cuidados médicos,” afiançou o governador, referindo que “esta será a primeira unidade de saúde modelo da província, dotada de valências essenciais para um atendimento abrangente e qualificado”.
A unidade contará com serviços de internamento, maternidade, consultas externas, atendimento de urgência e um bloco operatório, permitindo a realização de cesarianas e cirurgias de pequena e média complexidade, como correção de hérnias, hidrocele e circuncisões, entre outros procedimentos.
Esta estrutura moderna e devidamente equipada será um marco no desenvolvimento do Distrito de Meconta e com o lançamento da sua primeira pedra reafirmamos o compromisso de fortalecer o sistema de saúde da província, garantindo cuidados mais acessíveis, próximos, eficazes e humanizados para toda a população da província de Nampula,” concluiu o governador da província de Nampula. (Aunício da Silva)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img