Nampula (IKWELI) – A Direção Provincial de Educação (DPE) de Nampula, no norte de Moçambique, confirma ter registado a destruição de 147 escolas e 15 blocos administrativos durante a passagem da tempestade tropical severa JUDE.
O acto ocorre numa altura em que as aulas decorriam sem grandes sobressaltos, mesmo após as manifestações pós-eleitorais que deitaram abaixo algumas infraestruturas escolares.
Faruk Carimo, porta-voz da DPE de Nampula, foi quem confirmou a ocorrência ao Ikweli, na manhã desta quinta-feira (13), tendo relatado que esta destruição afecta mais de 34 mil alunos que são assistidos por mais de 560 professores.
“Perdemos 336 salas de aula que foram afectadas, dessas, 89 eram de construção precária, 105 mistas, temos um número de 142 salas convencionais, das quais 60 foram destruídas totalmente.”, disse a fonte, que recorda serem dados preliminares.
Segundo o porta-voz daquela instituição, os distritos de Nacala, Meconta, Ilha de Moçambique e Eráti são os que registaram casos mais graves de destruição de infraestruturas. (Virgínia Emília)