Nampula (IKWELI) – O conflito homem/fauna bravia no distrito de Malema, província de Nampula, é mesmo um problema sério e o governo local procura mecanismos para evitar esses confrontos em que os humanos saem sempre a perder.
Um dos esforços em curso tem a ver com a abertura de furos de águas, de forma a evitar que a população recorra a água dos rios para satisfazer as suas necessidades.
De acordo com o administrador de Malema, Morchido Momade, 20 furos deverão ser disponibilizados para as comunidades ainda no ano em curso.
“Achamos por bem aumentar a quantidade de furos de água nas comunidades, no sentido de evitar esses casos,” revelou o administrador, justificando que tal “ajuda-nos na retenção dos cidadãos a não se fazerem aquelas zonas que têm sido frequentes em ataques por crocodilos nos rios Malema e Mutivaze”.
Momade explica que os 20 furos de água deverão ser, provisoriamente, entregues a população ainda na semana em curso e que todos foram abertos na localidade de Nacata, no posto administrativo de Mutuali. (Virgínia Emília)