Nampula (IKWELI) – Os utentes do centro de saúde 25 de Setembro, na cidade de Nampula, denunciam fraco saneamento do meio, sobretudo no serviço de saúde materno infantil, situação que coloca em risco a vida da população que aflui àquele centro.
De acordo com fontes entrevistadas pelo Ikweli, o cenário de fraco saneamento do meio observa-se nas casas de banho reservadas as parturientes o que tem vindo a criar cheiro nauseabundo.
“O problema maior é falta de higiene individual, em quase todos os centros de saúde de forma particular 25 de Setembro, particularmente na maternidade e são as próprias mulheres, por sinal donas de casa, que criam ambiente desagradável,” explicou Amina António, utente daquela unidade hospitalar.
A fonte acrescentou, ainda, que “muitas mulheres que estão na maternidade, seus filhos fazem necessidades biológicas e não optam pela limpeza do local onde estão acomodadas, em outros casos é possível ver fraldas descartáveis utilizadas em lugares expostos que até apodrecem e criam vermes o que pode implicar o surgimento de várias doenças”.
Outra fonte que, preferiu o anonimato, entende que “o centro de saúde pouco faz para garantir a higienização de forma geral, embora também a culpa seja das próprias mulheres que procuram os serviços de saúde. Enquanto continuarmos a viver em situações de falta de saneamento, corremos o risco de contágio de outras doenças”.
Por outro lado, outra fonte que, também, preferiu não se identificar, declarou que “temos falta de água nas casas de bainho e este é um problema antigo, as mulheres depois do parto devem procurar a sua própria água para garantir a sua higiene e caso isto não é possível, tudo fica complicado”.
O Ikweli tentou sem sucesso contactar a directora daquela unidade sanitária, mas ficamos a saber que a mesma encontra-se em licença de parto, e o seu substituto anda indisponível. (Nelsa Momade)