Maputo (IKWELI) – O director nacional de Saúde Pública, no ministério da Saúde, Quinhas Fernandes, anunciou que o distrito de Chiúre, na província de Cabo Delgado, está a enfrentar um surto de conjuntivite bacteriana, desde o dia 16 de fevereiro findo, sendo a aldeia de Nakoto a mais afectada, com 37% dos casos.
De acordo a fonte, até o dia 27 de Fevereiro de 2025, tinham sido reportados 1,108 casos, dos quais 726 (66%) são da última semana Epidemiológica e os menores de 5 anos representam a faixa etária mais afectada, com um total de 608 casos que corresponde a 55% do total de casos.
No mesmo período de 2024, a província de Cabo Delgado registou apenas 519 casos e o número observado neste período representa um aumento de casos em mais de 100%. “O risco de alastramento para outros distritos é considerado moderado, dada a mobilidade populacional e por ser uma doença de fácil propagação”.
Sobre a questão de medicamos, Fernandes confirmou que “é estável, tendo sido reforçados medicamentos para fazer tratamento. Recorde-se que este é um surto de conjuntivite bacteriana e não de conjuntivite hemorrágica, como o que afectou todas as províncias em 2024 que teve um total de 68.401 casos cumulativos sem registo de óbitos.” (Antónia Mazive)