Nampula: AdRN continua a esconder a precariedade do sistema que gere e o risco que coloca as pessoas

Nampula (IKWELI) – Depois de que nesta quarta-feira (26) o Ikweli despoletou a falta de químicos, sobretudo o sulfato de alumínio, na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Nampula, o director da área operacional da Águas da Região Norte (AdRN), Ermelindo Bonifácio, convocou a imprensa para dizer que dispõe de químicos para, pelo menos, operar por uma semana.

Com a posição apresentada por Bonifácio, o Ikweli recruzou as informações e ficou a saber que para além das quantidades recebidas na mesma quarta-feira, a ETA não dispõe de nenhum outro químico que garanta o seu funcionamento até, pelo menos, uma semana. Alias, um trabalhador contou-nos, por volta das 12h desta quinta-feira (27) que “a situação está a piorar cada vez mais. Não recebemos nenhum químico, apenas os 30 sacos de ontem [quarta-feira]. Corremos o risco de voltar a desligar o sistema. Neste momento já desligamos uma ETA, somente estamos a funcionar com uma”.

Entretanto, Ermelindo Bonifácio disse que não pretendia contrariar o que já se tinha tornado público pelos órgãos de comunicação, mas esclarecer o que lhe convinha, que é a qualidade da água fornecida aos consumidores.

“A AdRN tem disponibilidade de passar informações que tem sobre os produtos químicos para o tratamento de água, obedecendo os parâmetros de contabilidade para manter a qualidade da água ao chegar ao consumidor. Em termos de disponibilidade dos produtos químicos, temos a informar que mantemos estoques adequados e neste preciso momento temos estoques que vão até 7 dias e dentro de 3 dias receberemos uma quantidade superior para mais de 30 dias.”

Esta fonte avançou ainda que “eventuais situações de manutenção são feitas sem necessariamente influenciar na paragem do fornecimento da água à cidade de Nampula, daí que nós reiteramos que estamos comprometidos com os serviços de abastecimento de água à população, com um serviço excelente que obedece todos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Queremos dizer ainda nesse processo de operação olhando na conjuntura actual em que recebemos descargas ao nível da albufeira, este cuidado deve ser observado, daí que a nossa produção nos últimos dias varia entre 26.000 m³/dia, a 32.00 m³/dia, porquê isso? É para que consigamos manter a qualidade da água sem olharmos pela quantidade.”

O director da ADRN, área operacional de Nampula, frisou ainda que a água distribuída é própria para o consumo.

Depois que o director garantiu a disponibilidade de químicos que pudessem suportar a ETA por 7 dias, o Ikweli foi ao local e apenas observou 6 sacos, e uma fonte local garantiu que apenas aguentariam por perto de 6h. (Malito João)

Hot this week

Chapo garante que empreiteiros estão já se mobilizando para repor circulação na N1

Namialo (IKWELI) - O Presidente da República (PR), Daniel...

Necessário cerca de 800 milhões de meticais para reconstruir estradas destruídas pelo JUDE

Nampula (IKWELI) – As estradas que foram destruídas pela...

JUDE mata uma pessoa em Nipepe

Nampula (IKWELI) – Uma pessoa perdeu a vida e...

JUDE também não poupou Nahene

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 100 casas das zonas...

Topics

JUDE mata uma pessoa em Nipepe

Nampula (IKWELI) – Uma pessoa perdeu a vida e...

JUDE também não poupou Nahene

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 100 casas das zonas...

JUDE deitou perto de 150 escolas em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Direção Provincial de Educação (DPE)...

Arcebispo de Nampula diz que “desprezar o pobre é negligenciar a Deus”

Nampula (IKWELI) – O Arcebispo metropolitano de Nampula e...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img