Nampula (IKWELI) – A província de Nampula, no norte de Moçambique, iniciou nesta quarta-feira (26) o processo de instalação de parques industriais através de uma iniciativa designada Nampula Parks.
Com efeito, o Conselho Executivo Provincial de Nampula, através do governador Eduardo Mariamo Abdula, rubricou um memorando de entendimento com a Moz Parks, representado pelo seu director geral, Onório Manuel, para a materialização da iniciativa.
Abdula revelou que a assinatura do memorando de entendimento representa um passo importante para tornar possível a implementação de parques industriais em todos os distritos da província.
“Convidamos, desde já, todos os empresários da província de Nampula a juntarem-se nesta iniciativa que envolve vários sectores de actividades e cada parque industrial criado será o alicerce para o desenvolvimento de empresas e permitirá a criação de dez vezes mais empregos que a própria empresa encuba, com isso estarão a multiplicar o imposto económico e a garantir que mais jovens da nossa província possam ter acesso a novas oportunidades de mercado de emprego,” disse o governador, recordando que a criação de parques industriais é fundamental para o surgimento de mais e melhores oportunidades de emprego a camada juvenil na província de Nampula.
“Anunciamos, com grande satisfação, o lançamento de 100 vagas de estágios remunerados durante o período de 6 meses que serão oferecidos a jovens recém-graduados residentes na província de Nampula para proporcionar experiências valiosas e também irão contribuir para construção de uma nova geração de profissionais qualificados para impulsionar o desenvolvimento”, anunciou o governante na ocasião.
E o director geral da Moz Parks anotou que “nós vamos gerar postos de trabalho nas comunidades, o conflito que existe muitas vezes entre grandes projectos e a comunidade deriva pelo facto de não se beneficiarem, pese embora fazem [os grandes projectos] infraestruturas sociais, porem não é apenas disso que as comunidades vivem, ninguém vive de doações, portanto a nossa abordagem é coordenar e esperamos que dentro de 5 anos tenhamos no parque industrial de Topuito acima de 5 mil trabalhadores com base na produção de peças”. (Nelsa Momade)