Nampula (IKWELI) – Indivíduos, até aqui desconhecidos, atearam fogo numa residência onde dormia uma mãe, aparentemente de 30 anos, com seus quatro filhos. O pior foi evitado porque, rapidamente, ela apercebeu-se e derrubou uma das paredes para salvar-se e as suas crianças.
O incidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (por volta da 1h) na Zona Residencial Mutava Rex, nos arredores da cidade de Nampula, segundo relatos de pessoas vizinhas da família vítima.
Informações indicam que os criminosos, usando arame, primeiro fecharam a porta da casa, construída com materiais locais (capim, matope e reboque a cimento), e, em seguida, enrolaram dois pneus, atearam fogo e abandonaram o local.
Além dos esforços da família vítima, um vizinho tentou também e embora a senhora tenha conseguido escapar com as crianças, a família perdeu tudo, incluindo a roupa.
A vítima, com poucas palavras, não consegue explicar, nem supor, as motivações por detrás da acção dos indivíduos que decidiram incendiar sua residência, deitando abaixo o esforço de anos.
No local eram vistos restos de roupa queimada, colchão, utensílios, incluindo material escolar das crianças.
Até por volta das 6h da manhã, nenhuma autoridade estava no local, e os moradores afirmaram que a maioria dos membros da estrutura está se escondendo, por questões de segurança, desde o período das manifestações pós-eleitorais.
As vizinhas lamentam o ocorrido e condenam tal prática, pois ela ameaça a vida humana, mesmo que se trate de um caso de vingança.
No local, algumas vizinhas sugeriram que a vítima vendesse o imóvel e se mudasse para outra área, onde pudesse se sentir mais segura com as crianças.
Recorde-se que, no ano passado, numa área próxima, Nahene 2, foram registados, pelo menos, três casos semelhantes, sendo um deles trágico, em que indivíduos desconhecidos, na calada da noite, atearam fogo em residências enquanto as famílias dormiam. (Redação)