Maputo (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, manteve encontros com diversos actores públicos e privados na capital do país, Maputo, com o intuito de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de acções para o desenvolvimento da província.
Logo pela manhã, Abdula foi recebido foi recebido na Presidência da República, pelo Coordenador Executivo do Gabinete de Reformas e Projectos Estruturantes, Osvaldo Machatine, num encontro em abordou-se aspectos voltados para a construção e melhoramento de vias de acesso.
Das principais estradas, o governador abordou a de Nacala-à-Velha-Memba-Mazua-Alua, bem como a de Boila (Angoche) a Larde.
Eduardo Mariamo Abdula comentou ser necessário e ser altura para cumprir-se com as promessas que sempre foram feitas às comunidades daquelas regiões, tanto é que explicou que há entidades interessadas em financiar as obras.
Machatine ficou feliz com a iniciativa do governante, tendo elogiado as iniciativas que têm sido levadas a cabo sob a coordenação doo governador.
Para além dos elogios, o Coordenador Executivo do Gabinete de Reformas e Projectos Estruturantes garantiu total apoio a Eduardo Mariamo Abdula na sua governação, sobretudo no estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de Nampula.
Outra boa nova é em relação a construção da ponte sobre o rio Larde, a sul da província. Neste quesito, o governador explicou que há negociações em curso com a mineradora Kenmare para que a empreitada seja levada a cabo.
“O objectivo do Gabinete de Reformas e Projectos Estruturantes é retirar barreiras que não deixam o país avançar,” explicou Machatine sobre o mandato da instituição que dirige.
Igualmente, anotou que “quero encorajar a província a estabelecer parcerias para o desenvolvimento rápido e sustentável. Avançar rapidamente, mas é preciso garantir a transparência”
Posteriormente, a equipa do governador foi recebida pelo ministro da Economia, Basílio Muhate, tendo se debruçado assuntos ligados a recuperação económica pós-eventos climáticos e pós-manifestações, incluindo apoio à micro, pequenas e médias empresas.
Por fim, Abdula visitou o Moz Parks, no parque industrial de Beluluane, onde manteve encontro com os gestores da mesma, incluindo algumas empresas ali estabelecidas.
Neste encontro abordou-se o ponto de situação do estabelecimento do Parque Industrial de Topuito, tendo-se garantido ao governador que a implementação está a bom ritmo. (Redação)