Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de Nampula diz-se preocupado com a onda de vandalização de semáforos na urbe, fenómeno que começou em Dezembro último com a onda das manifestações.
Carlos Furumula, vereador do pelouro de Transportes e Comunicações na autarquia da cidade de Nampula, disse que a mais recente ocorreu no último domingo (16)
“Todos os disjuntores foram vandalizados e roubado os seus fios. Neste momento foram 6 semáforos em 6 cruzamentos que foram vandalizados na calada da noite de domingo,” disse, anotando que os casos mais gritantes ocorreram nos cruzamentos do Waresta, OMM, mercado central, igreja universal em Muahivire, Marrere, escola secundária de Nampula.
Para contornar a situação, a edilidade aventa a hipótese de montar câmeras de vigilância, de forma a filmar os malfeitores para posterior identificação.
Os automobilistas, também, têm preocupação com a situação, tal como disse a dona Clara Fernando. “A situação de não funcionamento dos semáforos é preocupante para nós que somos automobilistas e há muita movimentação de pessoas e bens aqui na estrada, então corremos risco de fazer acidente de viação, porque cada um vai querer andar da sua forma, porque não temos algum sinal que possa nos indicar, pior de tudo este lado não temos polícia de trânsito.”
Por outro lado, Castro Cabral, também automobilista, pede ao governo municipal para que resolva a situação o mais rápido possível.
No entender do munícipe Benjamim Xavier, “estamos a prejudicar-nos a nós mesmos, porque somos nós que passamos na mesma estrada para chegar aos nossos destintos, então quando chegam a vandalizar, colocamos em risco a nossa vida e dos demais utentes da via”. (Virgínia Emília)