Nampula (IKWELI) – O administrador de Mossuril, Alfredo Machaieie, disse que o seu distrito arrancou o ano lectivo com 190 salas de aula destruídas pelo ciclone Dikeledi.
“Estamos trabalhando para retomar as aulas nas salas de construção convencional, nas quais perdemos apenas a cobertura. Estamos nos esforçando para repor as chapas e criar alguma sombra, de modo a garantir o ano lectivo. A comunidade, também, está resolvendo a situação das casas destruídas. Através do comité escolar, estamos reconstruindo algumas salas para garantir o reinício das aulas. Igualmente, estamos trabalhando com nossos parceiros no sentido de encontrar tendas, pois, após um levantamento, uma das coisas mais urgentes que precisamos são as salas de aula.”, disse o a nossa fonte, que recorda que este evento ciclónico afectou 25 mil famílias, as quais ficaram com casas destruídas parcial ou totalmente.
Machaieie diz que “um total de 306 famílias tiveram abrigo temporário em salas de aula, mesquitas e igrejas. Essas famílias tiveram uma cozinha local durante três dias, após os quais receberam um kit de abrigo. Outros colegas e parceiros continuam a trabalhar, e em Matibane, houve a entrega de dois mil kits de abrigo, cozinha e dignidade para as famílias, a fim de ajudá-las a se reerguer. Essa atividade está acontecendo de forma contínua e, da parte de Sua Excelência o Governador, receberemos outros kits. A vida continuará voltando ao normal”.
Machaieie, também, mencionou que durante o ciclone devastador, o distrito registrou 1 óbito e 50 feridos. “Graças a Deus, todos os 50 feridos sobreviveram e já retornaram para suas casas. Em termos de alimentação, há uma deficiência, mas os kits alimentares estão sendo distribuídos. Existe ajuda mútua entre os familiares, pois estamos fazendo tudo o que é possível para fornecer suplementos alimentares enquanto aguardam a produção agrícola”, concluiu. (Malito João)