Por conta de roubo de material informático: Escola secundária de Namicopo incapaz de emitir certificados e declarações

Nampula (IKWELI) – A escola secundária de Namicopo, localizada nos arredores da cidade de Nampula, mostra-se incapaz de emitir certificados e declarações de passagem de classe, em consequência de roubo de material informático, precisamente 27 computadores e 24 tabletes.

Cassimo Natunga, director daquele estabelecimento de ensino público, diz que os 6.195 alunos que no ano passado ali frequentaram diversas classes não têm como ter, imediatamente, os seus certificados e/ou declarações de notas.

Segundo esta nossa fonte, o roubo afectou, também, o arquivo informático da escola, mas graças a documentos físicos, que os manifestantes que roubaram o material informático não destruíram, é que a escola consegue trabalhar nos dias actuais, procurando resolver a situação de cada um dos alunos.

Natunga desconfia que alguns dos manifestantes sejam alunos da mesma, pois os mesmos entraram no estabelecimento, mascarados, para que não fossem descobertos.

“Acreditamos nós que dentro do grupo dos malfeitores fizeram parte nossos alunos, porque havia alguns mascarados e eles só orientavam os outros que vamos para lá e vamos para acolá, exactamente apontado os sítios estratégicos onde havia material com que nós trabalhávamos, referimos a computadores, tabletes, impressoras que nós tínhamos no gabinete, assim como as cadeiras, os computadores foram em número de  vinte e sete (27) que estavam na sala de informática, incluindo 6 (seis) que funcionavam  nos gabinetes e 24 (vinte e quatro) tabletes que funcionavam na sala especial, eles carregavam tudo, incluindo aparelho de rede que os alunos  usavam com  tabletes”., disse.

Cassimo Ali Natunga anotou que outros equipamentos que não escaparam foram os de refrigeração. “Tínhamos também, AC [Ar Condicionados], alguns televisores que estavam na secretaria e um número muito considerável de carteiras”.

Aquele gestor da escola secundária de Namicopo, que não guarda boas lembranças das manifestações violentas, alerta os alunos e a sociedade para não se deixarem enganar por discursos aparentemente bonitos.

Devido a falta de computadores, no presente no lectivo os alunos da escola secundária de Namicopo terão apenas aulas teóricas de informática. (Malito João)

Hot this week

Cólera mata mais uma pessoa em Nampula

  Nampula (IKWELI) – O surto da cólera que está...

G-15 “apodera-se” do Estádio Municipal de Muhala

Nampula (IKWELI) – O não menos conhecido grupo de...

Malária aterroriza reassentados de Entete

Nampula (IKWELI) – O sector de Saúde ao nível...

Há cada vez mais jovens com problemas de depressão em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

18 Imigrantes ilegais detidos em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Direcção Provincial de Migração de...

Topics

Cólera mata mais uma pessoa em Nampula

  Nampula (IKWELI) – O surto da cólera que está...

G-15 “apodera-se” do Estádio Municipal de Muhala

Nampula (IKWELI) – O não menos conhecido grupo de...

Malária aterroriza reassentados de Entete

Nampula (IKWELI) – O sector de Saúde ao nível...

Há cada vez mais jovens com problemas de depressão em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

18 Imigrantes ilegais detidos em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Direcção Provincial de Migração de...

Alunos “desviados” para receber Chapo

Nampula (IKWELI) – Várias escolas da cidade de Nampula...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img