Nampula (IKWELI) – A chuva que se faz sentir na cidade e província de Nampula desde o princípio do ano estão a ameaçar a via que liga a estrada nacional número um (N1) ao Hospital Geral de Marrere, sobretudo no troço que vai das instalações dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais ao hospital.
Segundo observamos no terreno, as bermas da estrada tendem dada a fúria das águas, em consequência do não preparo das mesmas para eventos do género.
“A cada chuva a estrada fica pior, está difícil para nós que estamos próximos a tirar ou meter nossas viaturas, imagina se precisar de uma emergência,” comentou Dilonia Gebail, residente em Marrere.
Já para Gomes Carlos, a erosão ainda está longe de ter uma solução. “Se não tomarem uma providência logo, aí as coisas se tornarão difíceis, porque irá piorar, agora parece nada, mas com o tempo irá se agravar,” disse.
Quem compartilha da mesma opinião, mas teme pelos seus filhos, é Chica, também residente naquele bairro de expansão, referindo que “se não houver providências imediatas, a erosão irá se alastrar e se tornará um pesadelo para nós mães que queremos o bem para nossos filhos”.
“Precisamos de uma breve resposta quanto a este assunto, porque o risco de esta estrada voltar a ser como antes é maior”, acrescentou outro morador. (Ruth Lemax)