Nampula (IKWELI) –Moradores do bairro de Mutauanha, nos arredores da cidade de Nampula, denunciam constantes apagões no fornecimento da energia eléctrica da rede pública nacional, um serviço prestado pela empresa Electricidade de Moçambique (EDM).
Nos últimos 5 dias, virou moda cortes momentâneos e esporádicos no fornecimento da energia eléctrica, sem sequer algum pré-aviso.
Por exemplo, na unidade comunal Eduardo Mondlane, no mesmo bairro, há famílias que viram os seus eletrodomésticos danificados por conta dessa oscilação e/ou apagão.
“Estamos há mais de 5 dias que estamos nessa situação de apagão de energia, primeiramente oscilava e poderia repetir o processo de oscilação por mais 4 vezes, mas agora, apagam de vez,” disse ao Ikweli a dona Atija Assane, que vive em Mutauanha.
Uma outra residente contou que “antigamente, a Eletricidade de Moçambique dava a conhecer a população sobre as cidades, assim como os bairros, que não teriam energia através de um comunicado, mas agora eles só apagam, energia vai as 18h e só vem dia seguinte, por volta das 9h ou 10h, isso é muito preocupante para nós”.
Magredy Arão, residente no mesmo bairro, diz que trocou a sua corrente do bairro de Muatala para Mutauanha por conta do mesmo problema, mas sente-se arrependida por esta decisão. “Não sei muito bem o que está acontecendo com a Eletricidade de Moçambique, eles não avisam se há um problema ou não para a gente ficar ciente das coisas, apenas apagam a energia quando os mesmos querem”. (Hermínio Raja)