Ilha de Moçambique (IKWELI) – Aos 37 anos de idade, Muaziza Buanamade é mãe de 9 crianças, todos rapazes, mas o seu maior sonho é ter o uma menina, por isso disse que jamais desistirá da procriação até que do seu ventre brote uma rapariga.
Ela resiste aos conselhos de aderir ao planeamento familiar, porque ainda não alcançou o seu maior desejo.
Residente na Ilha de Moçambique, o Ikweli a interpelou um após dar à luz. “Tive parto ontem [terça-feira, 28 de janeiro] de um bebê de gênero masculino e isso me deixou um pouco triste, porque estou desde a nascer homens e prometo que nunca vou fazer planeamento sem antes ter uma menina, estou sempre a pedir para que um dia eu venha ter uma menina e isso até agora não consigo alcançar não sei onde falho.”, disse a fona Muaziza.
Com lágrimas no fundo dos olhos, Muaziza Buanamade, aponta factores tradicionais como sendo a real causa que a impede de nascer meninas em cada viagem a maternidade, pois “acho que são espíritos que estão contra a minha vida, porque isso não é possível, sempre nascer homens, assim tenho total de 9 homens, nem uma mulher”.
Kei Joaquim Ramiro, director do centro de saúde da Ilha de Moçambique, encara a situação como algo natural e olha como solução o planeamento familiar.
“Temos tido casos similares e a sensibilização é a base para conseguirmos ter resultados satisfatórios, claramente esse foi o primeiro contacto, porque são pacientes que precisam pensar melhor, e isso pode ser uma questão natural e se ela procura uma menina e coincide com os homens, que são 9, precisa começar a fazer planeamento familiar, porque o planeamento familiar não vai impedir ter ou não ter uma menina, mas vai garantir o espaçamento entre os filhos.”, concluiu esta fonte. (Malito João)