Manifestações, também, afectaram emissão de BI’s em Nampula

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial de Identificação Civil de Nampula (DPIC), no norte de Moçambique, afirma ter registado redução na emissão de Bilhetes de Identidade (BI’s) por conta das manifestações que têm fustigado o país desde outubro de 2024.

Segundo apurou o Ikweli, foram emitidos, apenas, 162.992 bilhetes de identidade, de um total de 215.172 previstos para o ano de 2024, contra 186.513 de igual período de 2023, o que corresponde a uma diferença de 23.521.

O porta-voz da DPIC, Martinho Inácio, disse que dos 162.992 bilhetes emitidos foram entregues 143.604, sendo que os restantes, os donos não se fizeram aos postos para proceder com o levantamento, tendo transitado para o presente ano de 2025.

Durante as manifestações quase todos os postos de emissão de bilhetes ao nível da província de Nampula foram vandalizados e outros queimados, tal situação obrigou a que o sector, tomasse medidas relactivas a paralisação total e parcial das actividades. 

Durante a entrevista, a fonte mencionou que na cidade de Nampula, por exemplo, foram vandalizados e incendiados os postos instalados em Namicopo e Muatala, Peixoto, em Muahivire, tendo causado a perda de equipamentos de emissão de BI, bem como de documentos que já haviam sido emitidos. 

“No distrito de Liupo, por exemplo, o nosso posto sofreu vandalização e perdemos quase todo equipamento, tivemos Larde e Eráti. Alguns por estarem a trabalhar anexos dos comandos distritais, administrações e conservatórias civis que também foram alvos, acabamos por ficar afectados. Esta paralisação e o receio de alguns utentes acabaram por reduzir o número de aderência nos postos para o tratamento do bilhete e impactou directamente na falta de comprimento dessa meta.”

Questionado sobre as metas que o sector prevê alcançar no presente ano, Martinho Saíde limitou-se a afirmar que “não vou adiantar porque para nós é um ano muito difícil, porque entramos mal, terminamos o ano muito mal e estamos a entrar com essa situação.”

A fonte partilhou, igualmente, que embora haja uma paralisação periódica, existem alguns postos onde os utentes podem se dirigir com vista a tratar o seu documento, bem como levantá-los. 

Na ocasião, a fonte revelou que a sede da DPIC que tinha sido encerrada no âmbito das manifestações já foi reaberta, tendo partilhado que foi aberto ainda mais um posto fixo de atendimento no Balcão de Atendimento Único (BAÚ). 

“O utente que quiser tratar o seu documento deverá se dirigir ou ao posto sede em frente ao comando, na rotunda posto de atendimento número 1 ou então no posto aberto no BAÚ, os postos localizados na urbe, falo de Muatala, Napipine, Natikiri e Namicopo estão a funcionar, mas com algumas restrições, por isso, aconselharia que se dirigissem nesses três pontos que acabei de mencionar. E dependendo das condições poderemos abrir gradualmente os outros postos.”

Importa referenciar que durante o ano de 2024 não foram registados casos de duplicação e falsificação de bilhetes de identidade na província. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Alunos “desviados” para receber Chapo

Nampula (IKWELI) – Várias escolas da cidade de Nampula...

Chapo promete criar condições para que Moçambique não viva conflitos pós-eleitorais continuamente

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Está para breve a reposição do acesso ao distrito de Muecate

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img