Matibane (IKWELI) – O centro de saúde de Matibane, no distrito de Mossuril, foi quase que completamente destruído pelo ciclone Dikeledi, no dia 13 do corrente mês, situação que afectou, drasticamente, a prestação de serviços para a população.
Nesta terça-feira (28), o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, também conhecido por “tio Salim”, visitou a infra-estrutura e não escondeu o sentimento pela situação que observou.
Télio do Rosário, director daquele centro de saúde, disse a imprensa, mostrando, que muitos dos serviços ali prestados tiveram de ser improvisados locais, sobretudo debaixo de mangueira, para suportar a demanda
“Como estão a ver, os serviços estão a funcionar debaixo de uma mangueira. Nós sofremos muito com isso, a casa do director está sem teto, uma parte dos serviços de PAV [Programa Alargado de Vacinação], nutrição, banco de socorros e maternidade. Dizer que após o ciclone, alguns colegas perderam as suas casas, como eu disse anteriormente, estão a ver aquelas tendas, alguns vivem lá e outros aproveitaram a casa mãe espera para se acomodar.”, anotou.
Do Rosário disse que os técnicos de saúde que estão sem residência são mais de dez “Temos corrente elétrica em dia, embora alguma parte foi afectada e alguns sectores não chega corrente elétrica, o ar condicionado não estão a funcionar, nos três sectores como farmácia, triagem de adultos e consultas integradas. Os partos nocturnos, felizmente, já temos iluminação e os serviços prioritários estão a funcionar, não estão cancelados e como não podíamos parar com o serviço de PAV, as actividades estão a funcionar na mangueira, mas quando chove ficam interrompidas às actividades.”, explicou o directo
Refira-se que o centro de saúde de Matibane atende uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, oriundos de diversos bairros daquele posto administrativo num raio de 17 a 18 quilómetros. (Malito João, em Matibane)