Muatala: Munícipes não conseguem tratar documentos porque manifestantes queimaram posto administrativo

Nampula (IKWELI) – Os residentes do bairro de Muatala, posto administrativo do mesmo nome, nos arredores da cidade de Nampula, andam preocupados com as consequências resultantes das manifestações de repúdio de resultados eleitorais.

É que não é para menos, aquela circunscrição ficou sem a sua principal infra-estrutura administrativa, pois as instalações do posto administrativo foram vandalizadas e saqueadas, tendo sido perdidos documentos e arquivos.

Alguns moradores entrevistados pelo Ikweli, contam que devido a vandalização do posto administrativo de Muatala, tem sido difícil tratar documentos, constituindo assim ameaça no acesso a oportunidade de emprego, por isso pedem ao chefe daquele posto e o governo municipal a intervir o mais rápido possível. 

Fernanda Samuel, residente de Muatala, conta que seus documentos de um pedido de ocupação de terra e construção foram perdidos. “Tratei meu documento para legalização e construção, antes da vandalização do edifício do posto administrativo de Muatala, por manifestantes, depois de acontecer essa destruição”.

O pedido da munícipe Adelina Assane é no sentido de Muatala ter o seu governo operacional, porque precisa trata seus documentos. “Por exemplo, eu pretendia tratar declaração do bairro, mas não tenho como, a não ser ir num outro bairro fora daqui”.

O secretário daquele bairro, Paiva Caetano, também, diz que a situação é grave, mas anota que há trabalhos em curso para a reconstrução daquela infra-estrutura.

Esta fonte acrescentou que, “assim não se sabe como será para nós que sobrevivemos, esses para além de vandalizar também estão a matar pessoas. Por exemplo, aqui na minha área foram muitas pessoas que perderam a vida e outros feridos que estão a receber cuidados médicos nos centros de saúde. Como se não bastasse, temos pessoas que pretendem tratar seus documentos e outros notificar, mas não tem como, porque as instituições que trabalham nisso já não existem, foram vandalizadas porque pensam que todo mundo que está a trabalhar nessa área é do partido FRELIMO, e isso é prejuízo para os moradores, assim como para o governo local”.

O chefe do posto administrativo de Muatala, Egídio Mauro, explica que “tivemos prejuízos em 100%, não conseguimos recuperar nada, como é o caso da máquina escavadora e todos os meios de trabalho, incluindo 3 computadores, todos arquivos que tinham documentos dos munícipes e funcionários locais, um valor de três mil meticais que os munícipes depositavam para acesso aos documentos, duas motorizadas que facilitavam a locomoção dos funcionários na cobrança de impostos e outras actividades. Até agora  não sabemos se os outros materiais foram levados ou queimados, uma vez que tudo que facilitava o exercício normal naquele posto foi vandalizado”.

Nos dias que correm, para suprir a demanda, Mauro explicou que a máquina executiva tem estado a funcionar nas instalações da Direcção Social do bairro de Muatala. (Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img