Nyusi defende que soluções para Moçambique só podem ser encontradas por moçambicanos

Maputo (IKWELI) – O presidente da República (PR), Filipe Nyusi, defendeu nesta segunda-feira (30) que as soluções para os problemas do país só podem ser encontrados pelos próprios moçambicanos.

Nyusi falava durante um encontro com os líderes de partidos políticos, nomeadamente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, do Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Albino Forquilha, da Nova Democracia (ND), Salomão Muchanga, e Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), Ossufo Momade, além de Daniel Chapo, secretário-geral da Frelimo.

Na sua intervenção, o PR disse que o objetivo do encontro foi fortalecer as bases para manter um diálogo contínuo rumo à pacificação de Moçambique no âmbito da crise pós-eleitoral.

“Tenho sempre dito que as soluções para Moçambique só podem ser encontradas por nós moçambicanos. Podemos contar com aqueles que vão nos facilitar ou apoiar, como já aconteceu em casos anteriores, mas fomos nós que encontramos as soluções. Acreditamos na nossa capacidade”, afirmou Nyusi.

O presidente reiterou o compromisso com o diálogo rumo à implementação de reformas que tenham como principal beneficiário o cidadão moçambicano.

Nyusi ainda que cada moçambicano tem um interesse no país e que não existem pessoas ou partidos pequenos. “Moçambique é de todos nós. Se quisermos exclusão, não vamos conseguir resolver os problemas. Conhecemos a situação e sairemos mais triunfantes”, enfatizou.

Por sua vez, o porta-voz dos partidos da oposição, o presidente do MDM, Lutero Simango, afirmou que os partidos PODEMOS, RENAMO, MDM e ND não reconhecem os resultados do escrutínio de 9 de outubro passado, mas explicou que há uma necessidade de estabelecer um novo pacto social para mudar Moçambique, o que passa pelas reformas, pois os moçambicanos se expressaram claramente no dia 9 de outubro.

“Vamos continuar a dialogar e faremos de tudo para o bem-estar dos moçambicanos”, garantiu, concluindo que “manifestamos abertura para um diálogo interno com o objetivo de discutir a situação política, econômica e social em que o país se encontra”. (Antónia Mazive)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img